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dc.creatorMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.creatorLisboa, Rafaela-
dc.creatorDias, Jaqueline-
dc.creatorGontijo, Rhaisa-
dc.creatorPaiva, Nádia-
dc.creatorLisboa, Stella Mansur-
dc.creatorSilva, Danielle Andrade-
dc.creatorSantos, Acácia Aparecida Angeli dos-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:52:26Z-
dc.date.available2019-01-23-
dc.date.available2019-01-25T12:52:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage223pt_BR
dc.citation.epage229pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200008pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8692-
dc.description.abstractMorphological awareness is the awareness of the morphemes of the words. This ability is related to spelling, reading and it seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading. In this kind of reading besides phonological information, syntactic-semantic information is required as well. This study intends to investigate the relationship between morphological awareness and reading comprehension measured by the Cloze Test. In the first part of the study the relationship between the Cloze test scores and morphological awareness are explored by simple correlations. In the second part, the specificity of this relationship is further explored. The results showed that to some extent this relationship is independent of phonological awareness.pt_BR
dc.description.resumoConsciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta habilidade está associada à leitura e escrita e parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência metalingüísticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTeste de Clozept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMetalinguistic awarenesspt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectCloze testpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleRelação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Clozept_BR
dc.title.alternativeThe relationship between morphological awareness and contextual reading measured by the Cloze testpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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