Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8649
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração.pdf514.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais
Otros títulos : The managerial identity construction of top managers at federal universities in Minas Gerais
Autor(es): Ésther, Angelo Brigato
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Resumo: Identidade emerge como conceito central - especialmente no que concerne à figura do gerente enquanto ator e enquanto categoria diferenciada - e diz respeito às representações que os indivíduos elaboram sobre si mesmos e sobre os outros, construídas como resultado dos diversos processos de socialização. As organizações constituem um espaço privilegiado de construção de identificações e de definições de si e dos outros. Assim, este artigo visa discutir como os gestores da alta administração de universidades federais constroem sua identidade gerencial. A pesquisa foi realizada com reitores, vice-reitores e pró-reitores de oito universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas episódicas e complementados por pesquisa documental. Para a análise dos dados, utilizou-se, basicamente, a técnica da análise temática. Os resultados mostram que os gestores vivem num contexto em que os ideais históricos da universidade são contrapostos aos ideais econômicos de produtividade, eficiência e resultados, bem como num ambiente em que têm de articular diversos interesses e pontos de vista sobre a instituição e sua gestão, resultando na configuração de uma identidade múltipla (políticos, gestores e professores), relativamente frágil e, por vezes, contraditória.
Resumen : Identity emerges as a central concept when referring to manager as an actor and a differentiated professional category, and concerns to representations of the individuals about themselves and the others, constructed as a result of several socialization processes. Organizations are a privileged space of identification and self-concept construction. This paper aims at discussing how top managers at federal universities in Minas Gerais construct their managerial identities. Data were collected by episodical interviews with the top managers of eight federal universities in Minas Gerais, and documental research, and were analyzed by the thematic analysis. The results show that managers live in a context of conflict between the historical mission of the university and the economic and managerial logics of productivity, efficiency and outcome. They also live in a context with many political interests. The result is the configuration of a multiple and relatively fragile identity (politicians, managers and academics), which is contradictory sometimes.
Palabras clave : Identidade gerencial
Altos gestores universitários
Universidades
Managerial identity
Top managers of universities
Federal universities
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512008000100004
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8649
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.