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A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração.pdf514.62 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorÉsther, Angelo Brigato-
dc.creatorMelo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:13:07Z-
dc.date.available2019-01-23-
dc.date.available2019-01-25T12:13:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage17pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512008000100004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8649-
dc.description.abstractIdentity emerges as a central concept when referring to manager as an actor and a differentiated professional category, and concerns to representations of the individuals about themselves and the others, constructed as a result of several socialization processes. Organizations are a privileged space of identification and self-concept construction. This paper aims at discussing how top managers at federal universities in Minas Gerais construct their managerial identities. Data were collected by episodical interviews with the top managers of eight federal universities in Minas Gerais, and documental research, and were analyzed by the thematic analysis. The results show that managers live in a context of conflict between the historical mission of the university and the economic and managerial logics of productivity, efficiency and outcome. They also live in a context with many political interests. The result is the configuration of a multiple and relatively fragile identity (politicians, managers and academics), which is contradictory sometimes.pt_BR
dc.description.resumoIdentidade emerge como conceito central - especialmente no que concerne à figura do gerente enquanto ator e enquanto categoria diferenciada - e diz respeito às representações que os indivíduos elaboram sobre si mesmos e sobre os outros, construídas como resultado dos diversos processos de socialização. As organizações constituem um espaço privilegiado de construção de identificações e de definições de si e dos outros. Assim, este artigo visa discutir como os gestores da alta administração de universidades federais constroem sua identidade gerencial. A pesquisa foi realizada com reitores, vice-reitores e pró-reitores de oito universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas episódicas e complementados por pesquisa documental. Para a análise dos dados, utilizou-se, basicamente, a técnica da análise temática. Os resultados mostram que os gestores vivem num contexto em que os ideais históricos da universidade são contrapostos aos ideais econômicos de produtividade, eficiência e resultados, bem como num ambiente em que têm de articular diversos interesses e pontos de vista sobre a instituição e sua gestão, resultando na configuração de uma identidade múltipla (políticos, gestores e professores), relativamente frágil e, por vezes, contraditória.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade gerencialpt_BR
dc.subjectAltos gestores universitáriospt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectManagerial identitypt_BR
dc.subjectTop managers of universitiespt_BR
dc.subjectFederal universitiespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeThe managerial identity construction of top managers at federal universities in Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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