https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tamaralamasmuller.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Educação financeira e educação estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Müller, Tamara Lamas |
Orientador: | Bastos, Ronaldo Rocha |
Miembros Examinadores: | Silva, Amaríldo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de significado de alunos do Ensino Médio a respeito do conceito de inflação e suas interpretações na resolução de tarefas envolvendo o pensamento estatístico aplicado a dados reais. Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema abordado na pesquisa para contextualizar as atividades de ensino e aprendizado é a inflação de preços, tendo como intuito ampliar ideias de Educação Financeira por meio do pensamento estatístico. Foram trabalhadas cinco tarefas envolvendo esta temática com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, para que eles se posicionassem criticamente diante de questões que fazem parte do contexto da sociedade na qual estão inseridos. Após as análises feitas das produções de significados dos alunos, constatou-se que o tema é relevante para se discutir com alunos do Ensino Médio, eles se mostraram motivados a discutir o tema e afirmaram que a Educação Financeira deveria ser trabalhada em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e adota como base teórica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos teóricos da Educação Estatística O conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo fazem parte do Produto Educacional, direcionado para professores de Ensino Médio. |
Resumen : | The present work aims to analyze the meanings production of high school students regarding the concept of inflation and their interpretations in the resolution of tasks involving statistical thinking applied to real data about inflation. This research was developed in the Postgraduate Program in Mathematical Education of the Federal University of Juiz de Fora. The topic addressed in the research to contextualize teaching and learning activities is price inflation, aiming to broaden ideas of Financial Education through statistical thinking. This subject exists in the daily life of the population as represented by secondary school students from a state school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, so that they could position themselves critically on issues that are part of the context of society in the which they are inserted. The research is characterized as qualitative and adopts as theoretical basis the Semantic Fields Model and theoretical aspects of Statistical Education. The set of tasks used in the field research are part of the Educational Product, which is directed so that high school teachers can use it in the classroom. |
Palabras clave : | Educação matemática Inflação Educação financeira escolar Educação estatística Mathematics education Inflation School financial education Statistical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630 |
Fecha de publicación : | 1-oct-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.