Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tamaralamasmuller.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781301J6pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amaríldo Melchiades da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee2Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795071A4pt_BR
dc.creatorMüller, Tamara Lamas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8414520P2pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T12:27:31Z-
dc.date.available2019-01-18-
dc.date.available2019-01-22T12:27:31Z-
dc.date.issued2018-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the meanings production of high school students regarding the concept of inflation and their interpretations in the resolution of tasks involving statistical thinking applied to real data about inflation. This research was developed in the Postgraduate Program in Mathematical Education of the Federal University of Juiz de Fora. The topic addressed in the research to contextualize teaching and learning activities is price inflation, aiming to broaden ideas of Financial Education through statistical thinking. This subject exists in the daily life of the population as represented by secondary school students from a state school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, so that they could position themselves critically on issues that are part of the context of society in the which they are inserted. The research is characterized as qualitative and adopts as theoretical basis the Semantic Fields Model and theoretical aspects of Statistical Education. The set of tasks used in the field research are part of the Educational Product, which is directed so that high school teachers can use it in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de significado de alunos do Ensino Médio a respeito do conceito de inflação e suas interpretações na resolução de tarefas envolvendo o pensamento estatístico aplicado a dados reais. Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema abordado na pesquisa para contextualizar as atividades de ensino e aprendizado é a inflação de preços, tendo como intuito ampliar ideias de Educação Financeira por meio do pensamento estatístico. Foram trabalhadas cinco tarefas envolvendo esta temática com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, para que eles se posicionassem criticamente diante de questões que fazem parte do contexto da sociedade na qual estão inseridos. Após as análises feitas das produções de significados dos alunos, constatou-se que o tema é relevante para se discutir com alunos do Ensino Médio, eles se mostraram motivados a discutir o tema e afirmaram que a Educação Financeira deveria ser trabalhada em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e adota como base teórica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos teóricos da Educação Estatística O conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo fazem parte do Produto Educacional, direcionado para professores de Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectInflaçãopt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectInflationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira e educação estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.