Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8593
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gilsonperestostadasilva.pdf1.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Sobre o lúdico no ciberativismo: affordances percebidas pelas comunidades de fãs na cultura pop
Autor(es): Silva, Gilson Peres Tosta da
Orientador: Pimenta, Francisco José Paoliello
Co-orientador: Trinta, Aluízio Ramos
Miembros Examinadores: Soares, Letícia Perani
Miembros Examinadores: Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso
Resumo: Observamos na contemporaneidade o desenvolvimento de novos meios de comunicação que combinam ubiquidade, imersão e velocidade impactando consideravelmente a cultura. Esses novos meios propiciam os instrumentos para uma nova configuração de trocas simbólicas em relações sociais diversas. Com isso, novas elaborações surgem e influenciam diversos âmbitos da cultura. Em contexto nacional, as constantes instabilidades políticas servem de propulsor para novas formas de ativismo político vinculadas às mídias sociais. Dentro disso, as comunidades de fãs demonstram potencial no que diz respeito ao uso da cultura pop como instrumento para um ciberativismo. O presente trabalho, embasado em uma combinação dos estudos de Marshall McLuhan com o conceito de Affordance desenvolvido por James. J. Gibson, visa analisar se as comunidades de fãs, usando conteúdos da cultura pop como forma de ativismo, podem influenciar seus membros a terem comportamentos mais ativistas social ou politicamente, seja de forma direta ou indireta. Para tal, foi feito um estudo de caso com a página Vida de Treinador, criada no Facebook por fãs da franquia Pokémon e que criam conteúdos ativistas. Este estudo foi sutentado por um questionário impessoal desenvolvido em plataforma online para o público que acompanha a página. A hipótese levantada é de que a maior parte dos seguidores consomem e compartilham conteúdos ativistas sem notar, estando vinculados principalmente à comunidade de fãs, tornando-se assim mais engajados em assuntos ativistas de modo indireto.
Resumen : We observe contemporaneously the development of new media that combine ubiquity, immersion and speed with a considerable impact on culture. These new means provide the instruments for a new configuration of symbolic exchanges in diverse social relations. With this, new elaborations arise and influence different spheres of culture. In the national context, the constant political instabilities serve as propeller for new forms of political activism linked to social media. Within this, fan communities demonstrate potential in using pop culture as a tool for cyber-activism. The present work, based on a combination of the studies of Marshall McLuhan with the concept of Affordance developed by James. J. Gibson, aims to analyze whether fan communities, using pop culture content as a form of activism, can influence their members to engage in more politically active behaviors, either directly or indirectly. For that, a case study was made with the Life of Coach page, page created in Facebook by fans of the Pokémon franchise and that create activist contents. This study was supported by an impersonal questionnaire developed in online platform for the public that accompanies the page. The hypothesis is that most followers consume and share activist content without noticing, being primarily tied to the fan community, thus becoming more engaged in activist issues in an indirect way.
Palabras clave : Redes sociais
Convergência de mídias
Cultura pop
Cultura de fãs
Ciberativismo
Social networks
Convergence of media
Pop culture
Fan culture
Ciberativism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8593
Fecha de publicación : 6-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.