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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Trinta, Aluízio Ramos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761247H8pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779589D5pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259667T1pt_BR
dc.creatorSilva, Gilson Peres Tosta da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305833P4pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-21T20:15:43Z-
dc.date.available2019-01-21-
dc.date.available2019-01-21T20:15:43Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8593-
dc.description.abstractWe observe contemporaneously the development of new media that combine ubiquity, immersion and speed with a considerable impact on culture. These new means provide the instruments for a new configuration of symbolic exchanges in diverse social relations. With this, new elaborations arise and influence different spheres of culture. In the national context, the constant political instabilities serve as propeller for new forms of political activism linked to social media. Within this, fan communities demonstrate potential in using pop culture as a tool for cyber-activism. The present work, based on a combination of the studies of Marshall McLuhan with the concept of Affordance developed by James. J. Gibson, aims to analyze whether fan communities, using pop culture content as a form of activism, can influence their members to engage in more politically active behaviors, either directly or indirectly. For that, a case study was made with the Life of Coach page, page created in Facebook by fans of the Pokémon franchise and that create activist contents. This study was supported by an impersonal questionnaire developed in online platform for the public that accompanies the page. The hypothesis is that most followers consume and share activist content without noticing, being primarily tied to the fan community, thus becoming more engaged in activist issues in an indirect way.pt_BR
dc.description.resumoObservamos na contemporaneidade o desenvolvimento de novos meios de comunicação que combinam ubiquidade, imersão e velocidade impactando consideravelmente a cultura. Esses novos meios propiciam os instrumentos para uma nova configuração de trocas simbólicas em relações sociais diversas. Com isso, novas elaborações surgem e influenciam diversos âmbitos da cultura. Em contexto nacional, as constantes instabilidades políticas servem de propulsor para novas formas de ativismo político vinculadas às mídias sociais. Dentro disso, as comunidades de fãs demonstram potencial no que diz respeito ao uso da cultura pop como instrumento para um ciberativismo. O presente trabalho, embasado em uma combinação dos estudos de Marshall McLuhan com o conceito de Affordance desenvolvido por James. J. Gibson, visa analisar se as comunidades de fãs, usando conteúdos da cultura pop como forma de ativismo, podem influenciar seus membros a terem comportamentos mais ativistas social ou politicamente, seja de forma direta ou indireta. Para tal, foi feito um estudo de caso com a página Vida de Treinador, criada no Facebook por fãs da franquia Pokémon e que criam conteúdos ativistas. Este estudo foi sutentado por um questionário impessoal desenvolvido em plataforma online para o público que acompanha a página. A hipótese levantada é de que a maior parte dos seguidores consomem e compartilham conteúdos ativistas sem notar, estando vinculados principalmente à comunidade de fãs, tornando-se assim mais engajados em assuntos ativistas de modo indireto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConvergência de mídiaspt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectCultura de fãspt_BR
dc.subjectCiberativismopt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectConvergence of mediapt_BR
dc.subjectPop culturept_BR
dc.subjectFan culturept_BR
dc.subjectCiberativismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSobre o lúdico no ciberativismo: affordances percebidas pelas comunidades de fãs na cultura poppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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