Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8589
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudiolopesdasilva.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação inclusiva e os desafios da equipe gestora de uma escola regular de ensino
Autor(es): Silva, Claudio Lopes da
Primeiro Orientador: Santos, Núbia Aparecida
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Moreira, Luciana Verônica Silva
Resumo: Este trabalho analisou os desafios encontrados pela equipe gestora de uma escola pública regular na inclusão de alunos com necessidade educativa especial. Trata-se de um estudo de caso que procurou descrever a perspectiva da Educação Inclusiva a partir de uma visão histórica, das condições legais e de atendimento, do cenário nacional, estadual, regional e na unidade escolar em que esse estudo foi realizado. Após essa descrição, realizou-se uma análise da gestão escolar, tendo como eixos a escola inclusiva e a gestão democrática, considerando que a inclusão denota uma equipe gestora com um perfil mais reflexivo e aberto às diferenças como condição básica para a construção de uma escola para todos. Logo, partiu-se da premissa que uma escola para ser inclusiva a gestão deve ser exercida de forma democrática e participativa. Contribuiu para essa análise o pensamento acadêmico de autores que investigam esses temas, como Mantoan (1997, 2011); Carvalho (2014); Dutra e Gribosk (2012); Seabra, Ferreira e Neiva (2017); Burgos e Canegal (2011); Neubauner e Silveira (2009); Paro (1998); Tezani (2004); Oliveira (2010); Luck (2010); e Silva (2006). Os resultados encontrados permitiram inferir que, na escola estudada, as ações pedagógicas e administrativas concernentes à efetivação da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais ocorrem, mas sem a devida articulação entre os envolvidos – pais, alunos, professores e gestores. Isso evidenciou o despreparo da comunidade escolar para promover as condições necessárias para a efetivação da educação inclusiva como um direito e da gestão democrática como um instrumento. Essas constatações foram utilizadas na construção do Plano de Ação Educacional proposto ao final deste trabalho, com a definição de estratégias e de ações para o fortalecimento da educação inclusiva.
Abstract: This work analyzed the challenges encountered by the management team of a regular public school in the inclusion of students with special educational needs. This case study sought to describe the perspective of Inclusive Education from a historical view, legal conditions and care, the national, state, regional scenario and the school unit in which this study was carried out. After this description, an analysis of the school management was carried out, having as axes the inclusive school and the democratic management, considering that the inclusion denotes a management team with a more reflective and open profile to the differences as basic condition for the construction of a school for all. Therefore, it was based on the premise that a school to be inclusive of management has to be exercised in a democratic and participative way. This paper analyzes the academic thinking of authors who investigate these themes, such as Mantoan (1997, 2011); Carvalho (2014); Dutra and Gribosk (2012); Seabra, Ferreira and Neiva (2017); Burgos and Canegal (2011); Neubauner and Silveira (2009); Paro (1998); Tezani (2004); Oliveira (2010); Luck (2010); and Silva (2006). The results allowed to infer that in the studied school the pedagogical and administrative actions concerning the effective inclusion of students with special educational needs occur, but without the proper articulation among those involved – parents, students, teachers and managers. This demonstrated the unpreparedness of the school community to promote the necessary conditions for the realization of inclusive education as a right and democratic management as an instrument. These findings were used in the construction of the Educational Action Plan proposed at the end of this work with the definition of strategies and actions for the strengthening of inclusive education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Gestão democrática
Alunos com necessidades educacionais especiais
Inclusive education
Democratic management
Students with special educational needs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8589
Data do documento: 25-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.