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dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Luciana Verônica Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253748E9pt_BR
dc.creatorSilva, Claudio Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8454189T8pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-21T20:14:50Z-
dc.date.available2019-01-21-
dc.date.available2019-01-21T20:14:50Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8589-
dc.description.abstractThis work analyzed the challenges encountered by the management team of a regular public school in the inclusion of students with special educational needs. This case study sought to describe the perspective of Inclusive Education from a historical view, legal conditions and care, the national, state, regional scenario and the school unit in which this study was carried out. After this description, an analysis of the school management was carried out, having as axes the inclusive school and the democratic management, considering that the inclusion denotes a management team with a more reflective and open profile to the differences as basic condition for the construction of a school for all. Therefore, it was based on the premise that a school to be inclusive of management has to be exercised in a democratic and participative way. This paper analyzes the academic thinking of authors who investigate these themes, such as Mantoan (1997, 2011); Carvalho (2014); Dutra and Gribosk (2012); Seabra, Ferreira and Neiva (2017); Burgos and Canegal (2011); Neubauner and Silveira (2009); Paro (1998); Tezani (2004); Oliveira (2010); Luck (2010); and Silva (2006). The results allowed to infer that in the studied school the pedagogical and administrative actions concerning the effective inclusion of students with special educational needs occur, but without the proper articulation among those involved – parents, students, teachers and managers. This demonstrated the unpreparedness of the school community to promote the necessary conditions for the realization of inclusive education as a right and democratic management as an instrument. These findings were used in the construction of the Educational Action Plan proposed at the end of this work with the definition of strategies and actions for the strengthening of inclusive education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou os desafios encontrados pela equipe gestora de uma escola pública regular na inclusão de alunos com necessidade educativa especial. Trata-se de um estudo de caso que procurou descrever a perspectiva da Educação Inclusiva a partir de uma visão histórica, das condições legais e de atendimento, do cenário nacional, estadual, regional e na unidade escolar em que esse estudo foi realizado. Após essa descrição, realizou-se uma análise da gestão escolar, tendo como eixos a escola inclusiva e a gestão democrática, considerando que a inclusão denota uma equipe gestora com um perfil mais reflexivo e aberto às diferenças como condição básica para a construção de uma escola para todos. Logo, partiu-se da premissa que uma escola para ser inclusiva a gestão deve ser exercida de forma democrática e participativa. Contribuiu para essa análise o pensamento acadêmico de autores que investigam esses temas, como Mantoan (1997, 2011); Carvalho (2014); Dutra e Gribosk (2012); Seabra, Ferreira e Neiva (2017); Burgos e Canegal (2011); Neubauner e Silveira (2009); Paro (1998); Tezani (2004); Oliveira (2010); Luck (2010); e Silva (2006). Os resultados encontrados permitiram inferir que, na escola estudada, as ações pedagógicas e administrativas concernentes à efetivação da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais ocorrem, mas sem a devida articulação entre os envolvidos – pais, alunos, professores e gestores. Isso evidenciou o despreparo da comunidade escolar para promover as condições necessárias para a efetivação da educação inclusiva como um direito e da gestão democrática como um instrumento. Essas constatações foram utilizadas na construção do Plano de Ação Educacional proposto ao final deste trabalho, com a definição de estratégias e de ações para o fortalecimento da educação inclusiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectStudents with special educational needspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva e os desafios da equipe gestora de uma escola regular de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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