https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8578
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sayhanerodriguesdepaiva.pdf | 4.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pátio escolar infantil: considerações acerca das escolas municipais de Juiz de Fora - MG |
Autor(es): | Paiva, Sayhane Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Alberto, Klaus Chaves |
Co-orientador: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Membro da banca: | Borges, Marcos Martins |
Membro da banca: | Moreira, Márcia |
Resumo: | É visível uma crescente preocupação em relação aos espaços físicos das escolas infantis, no entanto, quando se trata das áreas externas, mais especificamente os pátios escolares, ainda existem poucas pesquisas. Alguns autores, entretanto, apontam a importância desses espaços no desenvolvimento infantil, pois, eles permitem o contato da criança com o ar livre, com o brincar e possibilita a socialização de uma com a outra. Diante deste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar a situação dos pátios escolares infantis das Escolas Municipais de Juiz de Fora - MG, quantificando e qualificando os elementos encontrados nesses espaços. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica dos temas considerados relevantes em um pátio escolar infantil e, a partir desses dados, foi desenvolvido um protocolo de avaliação técnica desses espaços. O protocolo foi aplicado nas escolas municipais que possuem educação infantil na cidade. As análises dos dados encontrados foram realizadas segundo a literatura de referência. Os resultados dessa pesquisa apresentaram um diagnostico da situação dos espaços físicos dos pátios escolares, sendo possível apontar os pontos positivos e negativos, contribuindo para a discussão da valorização dos espaços livres nas escolas. |
Abstract: | It is notorious a growing concern regarding the physical spaces of children's schools, but when it comes to external areas, more specifically school yards, there is only a few researches about it. However, some authors point out the value of these spaces in children's development, because they allow the child's contact with the outdoor and the socialization with each other. In view of this context, the present research had as objective to identify the situation of the children 's schoolyards of the Municipal Schools of Juiz de Fora - MG, quantifying and qualifying the elements found in these spaces. So, it was made a bibliographical review of the topics considered relevant in children’s school yard and, by these data, it was developed a protocol of technical evaluation of these spaces. The protocol was applied in municipal schools that provides children's education in the city. The analyzes of the data found were performed according to the reference literature. The results of this research showed a diagnosis about the situation of physical spaces in the school yards, being possible to indicate the positive and negative aspects, contributing to the discussion of the value of free spaces in schools. |
Palavras-chave: | Pátio escolar Educação infantil Espaços livres Schoolyard Child education Free spaces |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8578 |
Data do documento: | 20-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.