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Type: Dissertação
Title: Fatores que provocam a oscilação do IDEB do 9º ano da Escola Estadual das Montanhas da rede estadual de Minas Gerais
Author: Silva, Adriano Vieira da
First Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Miranda, Denise Rangel
Referee Member: Rodrigues, Michelle Gonçalves
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A situação-problema a ser estudada é a oscilação do Ideb do 9º ano da Escola Estadual das Montanhas, pertencente à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, no período de 2007 a 2015. Neste sentido, o caso de gestão tem como pergunta de pesquisa: quais os fatores que provocam a oscilação do Ideb do 9º ano da Escola Estadual das Montanhas, pertencente à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais? O objetivo geral definido para este estudo é o de compreender os fatores que provocam a oscilação do Ideb da Escola Estadual das Montanhas e propor ações para o problema analisado. Como objetivos específicos foram definidos: i) descrever o caso de gestão, mais especificamente os procedimentos de planejamento das atividades didático-pedagógicas da escola, o desenvolvimento de projetos e a apropriação de resultados das avaliações externas; ii) analisar os fatores que provocam a oscilação do Ideb da Escola Estadual das Montanhas no 9º ano; e iii) propor ações de intervenção para resolver o problema apresentado. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado como referencial teórico as análises de Gatti (2007), Paz (2009), Alavarse, Bravo e Machado (2013) e Pontes (2015), que estudam as avaliações externas e a qualidade da educação brasileira. As análises indicaram que a oscilação do Ideb do 9º ano da escola ocorreu pelos seguintes motivos: inadequação da apropriação dos resultados das avaliações externas; falta do amplo conhecimento do significado das avaliações externas pelas equipes gestora, pedagógica e docente e pela comunidade escolar; falha na aplicação do plano de intervenção pedagógica necessária para sanar eventuais deficiências; falta de comprometimento das famílias em acompanhar e participar das atividades escolares dos filhos; ausência de registro sistêmico das atividades e dos projetos. Este estudo se pautou em uma metodologia qualitativa para obter informações sobre o problema do estudo. Na pesquisa de campo foi realizada pesquisa documental, entrevistas e a aplicação de questionários aos sujeitos da comunidade escolar que estão diretamente ligados ao caso de gestão analisado.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The problem situation to be studied is the oscillation of the Ideb of the 9th grade level of the Escola Estadual das Montanhas, belonging to the state education system of Minas Gerais in the period from 2007 until 2015. In this sense, the management case has as a research question: which the factors that provoke the oscillation of the Ideb of the 9th grade level of the Escola Estadual das Montanhas? The general objective defined for this study is to understand the factors that provoke the oscillation of the Ideb of the Escola Estadual das Montanhas and propose actions for the analyzed problem. As specific objectives were defined: i) describe the management case, specifically the planning procedures of the didactic-pedagogical activities of the school, the development of projects and the appropriation of results of external evaluations; ii) analyze the factors that cause the oscillation of the Ideb of the Escola Estadual das Montanhas in the 9th grade level; and iii) propose intervention actions to solve the presented problem. For the development of this study, the analyzes of Gatti (2007), Paz (2009), Alavarse, Bravo and Machado (2013) and Pontes (2015), which study external evaluations and the quality of Brazilian education, are used as theoretical references. The studies indicated that the oscillation of the Ideb of the 9th grade level of the school occurred for the following reasons: the inadequacy of the appropriation of the results of the external evaluations; lack of a broad knowledge of the meaning of the external evaluations by the management team, pedagogical, teaching staff and the school community; failure to apply the pedagogical intervention plan necessary to address any deficiencies; lack of commitment of families to accompany and participate in school activities of their children; absence of systemic recording of activities and projects. This study was based on a qualitative methodology to obtain information on the problem of class disinterest in the study. In the field of study research, documentary research, interviews and the application of questionnaires to the people of the school community were carried out, which are directly related to the analyzed management case.
Keywords: Avaliação em larga escala
Ideb
Gestão escolar
Wide scale evaluation
Ideb
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8539
Issue Date: 19-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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