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dc.contributor.advisor1Olender, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782077U4pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787477A1pt_BR
dc.contributor.referee2Barbuy, Heloisa Maria Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783978A2pt_BR
dc.creatorPaiva, Claudia dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4383543Z8pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-21T18:30:29Z-
dc.date.available2019-01-02-
dc.date.available2019-01-21T18:30:29Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8527-
dc.description.abstractThe Galeria Pio X is a building that is present in the urban structure of the mining city of Juiz de Fora since the year 1924. Its historical relevance is due to the pioneering of its construction and the incentive that it represented for the reproduction of the typology of the galleries, which became an identity aspect of the city. Methodologically the building is observed as an architectural event, considering the technical, social, commercial and economic aspects related to it, as well as the subjects that participated in its history. In this way, the approach that deals with a transforming element of the public space, and the memory that involves the construction of such property, allow us to perceive the changes of thought and of sociabilities that the individuals passed and provided when dealing with constructive new positions in the modernity. Also the recognition of the building as patrimony of the municipality, allows the dialogue of how the dimensions of preservation were placed through the instrument of tipping and registration, linked to the Galeria Pio X and the Midday Whistle, the first good of immaterial nature of Judge out.pt_BR
dc.description.resumoA Galeria Pio X é uma edificação que está presente na estrutura urbana da cidade mineira de Juiz de Fora desde o ano de 1925. Sua relevância histórica se dá pelo pioneirismo de sua construção e pelo incentivo que ela representou para a reprodução da tipologia das galerias, que se tornaram aspecto identitário da cidade. Metodologicamente a edificação é observada enquanto evento arquitetônico, considerando os aspectos técnicos, sociais, comerciais e econômicos a ela relacionados, assim como os sujeitos que participaram de sua história. Desta forma, a abordagem que lida com um elemento transformador do espaço público, e a memória que envolve a construção de tal imóvel, nos permitem perceber as mudanças de pensamento e de sociabilidades que os indivíduos passaram e proporcionaram ao lidarem com novas posturas construtivas na modernidade. Também o reconhecimento da edificação como patrimônio do município, permite o diálogo de como as dimensões da preservação foram colocados através do instrumento de tombamento e de registro, ligados à Galeria Pio X e ao Apito do Meio-Dia, primeiro bem de natureza imaterial de Juiz de Fora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGaleriapt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectGallerypt_BR
dc.subjectTradept_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAbrindo passagem para o futuro: Galeria Pio Xpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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