https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/849
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
glaucohenriqueoliveirasantos.pdf | 534.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira escolar para estudantes com deficiência visual |
Autor(es): | Santos, Glauco Henrique Oliveira |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Co-orientador: | Kopke, Regina Coeli Moraes |
Membro da banca: | Healy, Victoria Siobham |
Membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção de significados de estudantes com deficiência visual para tarefas sobre Educação Financeira e avaliar, através do estudo das enunciações desses sujeitos, possibilidades para que possam ser formados no tema, na Educação Básica, com a mesma proposta didático-pedagógica disponibilizada para estudantes sem deficiência visual. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação e utilizou como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida e, após a análise, à luz deste Modelo, considerou-se, ao final, que estudantes cegos produzem significados para o dinheiro e para as diversas situações financeiras envolvidas na Educação Financeira independente de suas limitações físicas. Assim, mesmo considerando a realidade local em que foi desenvolvido o estudo, a sinalização é que o material didático gerado para a sala de aula pode ser utilizado tanto para esse grupo de estudantes, como para aqueles sem deficiência visual. Tal Produto Educacional gerado pela pesquisa disponibiliza tarefas em Braille para a sala de aula, para uso de professores e estudantes cegos do Ensino Fundamental. |
Abstract: | The objective of this research was to investigate the production of meanings by students with visual impairment for tasks in Financial Education and to evaluate, by studying the statements of those subjects, possibilities in Basic Education with the didactic-pedagogical proposition available to students without such deficiency. The research had a qualitative investigation approach and used the Semantic Fields Model as theoretical reference. Field research was developed and, after analysis under the light of this Model, it was believed that blind students can produce meanings for money and diverse financial situations involved in Financial Education. Therefore, even considering the local reality in which this study took place, it is suggested that the didactic material generated for the classroom may be used both for this group of students and for those without any deficiency. Such Educational Product generated by research offers tasks in Braille for use by blind teachers and students in classroom of Elementary School. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Educação Financeira Educação Inclusiva Produção de Significados Ensino e Aprendizagem Mathematical Education Financial Education Inclusive Education Production of Meanings Teaching and Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/849 |
Data do documento: | 14-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.