Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/849
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
glaucohenriqueoliveirasantos.pdf534.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kopke, Regina Coeli Moraes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708441D9pt_BR
dc.contributor.referee1Healy, Victoria Siobham-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.creatorSantos, Glauco Henrique Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751470P0pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T13:25:53Z-
dc.date.available2016-02-25-
dc.date.available2016-03-03T13:25:53Z-
dc.date.issued2014-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/849-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the production of meanings by students with visual impairment for tasks in Financial Education and to evaluate, by studying the statements of those subjects, possibilities in Basic Education with the didactic-pedagogical proposition available to students without such deficiency. The research had a qualitative investigation approach and used the Semantic Fields Model as theoretical reference. Field research was developed and, after analysis under the light of this Model, it was believed that blind students can produce meanings for money and diverse financial situations involved in Financial Education. Therefore, even considering the local reality in which this study took place, it is suggested that the didactic material generated for the classroom may be used both for this group of students and for those without any deficiency. Such Educational Product generated by research offers tasks in Braille for use by blind teachers and students in classroom of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção de significados de estudantes com deficiência visual para tarefas sobre Educação Financeira e avaliar, através do estudo das enunciações desses sujeitos, possibilidades para que possam ser formados no tema, na Educação Básica, com a mesma proposta didático-pedagógica disponibilizada para estudantes sem deficiência visual. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação e utilizou como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida e, após a análise, à luz deste Modelo, considerou-se, ao final, que estudantes cegos produzem significados para o dinheiro e para as diversas situações financeiras envolvidas na Educação Financeira independente de suas limitações físicas. Assim, mesmo considerando a realidade local em que foi desenvolvido o estudo, a sinalização é que o material didático gerado para a sala de aula pode ser utilizado tanto para esse grupo de estudantes, como para aqueles sem deficiência visual. Tal Produto Educacional gerado pela pesquisa disponibiliza tarefas em Braille para a sala de aula, para uso de professores e estudantes cegos do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectProdução de Significadospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectProduction of Meaningspt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.