Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/848
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liviaferreiranovais.pdf382.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Probabilidade e genética: uma abordagem interdisciplinar
Author: Novais, Livia Ferreira
First Advisor: Afonso, Luís Fernando Crocco
Referee Member: Ribeiro, Beatriz Casulari da Motta
Referee Member: Cunha, Heleno da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer uma lista de problemas para o ensino de probabilidade em turmas do segundo ano do ensino médio, usando como base a genética, através da análise de cruzamentos e das características dos descendentes. Os problemas propostos estão sequenciados e divididos de acordo com os seguintes temas: espaço amos- tral, probabilidade de eventos independentes e probabilidade condicional. Eles foram resolvidos de diferentes modos usando diagrama de árvore, quadro de Punnet, distribu- tividade e as fórmulas de probabilidade, com o objetivo de que os alunos tenham um melhor entendimento do conteúdo, evitando que simplesmente decorem a regras do “e” e a regra do “ou”, quando se trata da probabilidade de ocorrer, simultaneamente, dois ou mais eventos independentes. Espera-se que com este trabalho o professor de matemática possa ensinar probabilidade de uma maneira mais contextualizada e, ao mesmo tempo, possa auxiliar o professor de biologia no ensino da genética. E que o aluno tenha uma real compreensão dos conteúdos por ter em suas mãos diferentes ferramentas.
Abstract: This work presents a list of problems for teaching High School students (at their sec- ond year) probability, using genetics as the teaching basis through crossing analysis and descendants’ characteristics. The problems here proposed are sequenced and divided ac- cording to the following themes: sample space, probability of independent events and conditional probability. They were solved in different ways by using tree diagram, Punnet square, distributivity and probability formulas, aiming at giving the students a better understanding of the content and avoiding that they simply memorize the AND and OR rules when it comes to the probability of two or more independent events taking place simultaneously. It is hoped that this work may be helpful to assist the math teacher to teach probability in a more contextualized way and, at the same time, assist the biology teacher in the teaching of genetics. Yet it is expected that the students may have a real understanding of the contents once they have different tools in their hands.
Keywords: Probabilidade
Genética
Probability
Genetic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/848
Issue Date: 11-Apr-2014
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.