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dc.contributor.advisor1Afonso, Luís Fernando Crocco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627U2pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Beatriz Casulari da Motta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219577U4pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Heleno da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765320Z0pt_BR
dc.creatorNovais, Livia Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8525192Z7pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T13:25:10Z-
dc.date.available2016-02-23-
dc.date.available2016-03-03T13:25:10Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/848-
dc.description.abstractThis work presents a list of problems for teaching High School students (at their sec- ond year) probability, using genetics as the teaching basis through crossing analysis and descendants’ characteristics. The problems here proposed are sequenced and divided ac- cording to the following themes: sample space, probability of independent events and conditional probability. They were solved in different ways by using tree diagram, Punnet square, distributivity and probability formulas, aiming at giving the students a better understanding of the content and avoiding that they simply memorize the AND and OR rules when it comes to the probability of two or more independent events taking place simultaneously. It is hoped that this work may be helpful to assist the math teacher to teach probability in a more contextualized way and, at the same time, assist the biology teacher in the teaching of genetics. Yet it is expected that the students may have a real understanding of the contents once they have different tools in their hands.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo trazer uma lista de problemas para o ensino de probabilidade em turmas do segundo ano do ensino médio, usando como base a genética, através da análise de cruzamentos e das características dos descendentes. Os problemas propostos estão sequenciados e divididos de acordo com os seguintes temas: espaço amos- tral, probabilidade de eventos independentes e probabilidade condicional. Eles foram resolvidos de diferentes modos usando diagrama de árvore, quadro de Punnet, distribu- tividade e as fórmulas de probabilidade, com o objetivo de que os alunos tenham um melhor entendimento do conteúdo, evitando que simplesmente decorem a regras do “e” e a regra do “ou”, quando se trata da probabilidade de ocorrer, simultaneamente, dois ou mais eventos independentes. Espera-se que com este trabalho o professor de matemática possa ensinar probabilidade de uma maneira mais contextualizada e, ao mesmo tempo, possa auxiliar o professor de biologia no ensino da genética. E que o aluno tenha uma real compreensão dos conteúdos por ter em suas mãos diferentes ferramentas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectGeneticpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleProbabilidade e genética: uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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