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Tipo: Dissertação
Título: Jornalismo, identidade e narrativa audiovisual: consumo e experimentação de conteúdos telejornalísticos por jovens universitários e trabalhadores no contexto da convergência midiática
Autor(es): Schlaucher, Bárbara Garrido de Paiva
Primeiro Orientador: Coutinho , Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Costa, Cristiane Finger
Resumo: O atual cenário de convergência dos meios favorece a participação e o diálogo, fazendo com que o público se relacione de modo diferente com o conteúdo veiculado por empresas jornalísticas. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe um estudo de recepção entre jovens trabalhadores e jovens estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Em linhas gerais, pretendemos apontar como esses sujeitos consomem/ experimentam a informação telejornalística na era da convergência midiática, partindo do pressuposto de que essa geração de telespectadores/usuários não mais se submete ao fluxo televisual da mesma maneira que seus antecedentes. Além disso, buscamos identificar as críticas em relação ao conteúdo jornalístico veiculado na TV aberta brasileira e verificar quais formatos e narrativas audiovisuais do gênero despertam o interesse dos futuros jornalistas/consumidores.
Abstract: The current scenario of media convergence promotes participation and dialogue, leading the audience to establish different relations with the content transmitted by news organizations. In this context, this dissertation proposes a reception study among young workers and young journalism students of Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) and Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Broadly speaking, we aim to point out how these subjects consume audiovisual information (especially those originally broadcasted by newscasts) in the age of media convergence, assuming that this generation of viewers/users no longer submits to the television flow the same way as their antecedents. In addition, we seek to identify their criticism about journalistic content transmitted in Brazilian free-to-air television channels and see which formats and audiovisual journalistic narratives arouse the interest of future journalists/ consumers.
Palavras-chave: Telejornalismo
Juventude
Público
Identidade
Convergência
Television journalism
Youth
Audience
Identity
Media convergence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/846
Data do documento: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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