https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8446
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno.pdf | 333.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno |
Otros títulos : | Diversity in the classroom and the teacher-student relationship |
Autor(es): | Barbosa, Altemir José Gonçalves Campos, Renata Araújo Valentim, Tássia Azevedo |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores quanto à relação professor-aluno, a partir da aplicação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno, versão reduzida e traduzida da Student-Teacher Relationship Scale, relacionando seus domínios a características dos discentes, no que tange às variáveis necessidade educacional especial, sexo, cor/raça, série e idade. Na pesquisa, 21 professoras regentes de seis escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, avaliaram a relação que mantêm com todos os discentes de suas turmas, perfazendo um total de 495 escalas referentes a estudantes de salas-alvo, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que a relação professor-aluno é mais conflituosa e menos positiva quando se trata de discentes do sexo masculino e com necessidade educacional especial. Observou-se uma relação mais positiva com estudantes nos anos iniciais de escolarização, e mais negativa quanto mais velho fosse o aluno. Estudos adicionais são recomendados. |
Resumen : | This study aimed to identify teachers' perceptions of the teacher-student relationship, based on the application of an abridged, translated version of the Student-Teacher Relationship Scale, linking their factors to the characteristics of students in respect of the following variables: special educational needs, gender, color / race, grade and age range. Regents teachers (n=21) from six public schools in the city of Juiz de Fora (Brazil) evaluated the relationship they have with all students in their classes, amounting to a total of 495 scales related to students in the 21 rooms targeted, in the first to fifth years of elementary school. It was found that the teacher-student relationship is more confrontational and less positive when it comes to male students and those with special educational needs. There is a more positive relationship with students in the early years of school, which becomes more negative the older the student becomes. Additional research is recommended. |
Palabras clave : | Ambiente da sala de aula Desenvolvimento psicossocial Interação professor-aluno Diversity in the classroom Psychosocial development Teacher-student interaction |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000400006 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8446 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.