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dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.creatorCampos, Renata Araújo-
dc.creatorValentim, Tássia Azevedo-
dc.date.accessioned2019-01-15T13:53:37Z-
dc.date.available2019-01-11-
dc.date.available2019-01-15T13:53:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage453pt_BR
dc.citation.epage461pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000400006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8446-
dc.description.abstractThis study aimed to identify teachers' perceptions of the teacher-student relationship, based on the application of an abridged, translated version of the Student-Teacher Relationship Scale, linking their factors to the characteristics of students in respect of the following variables: special educational needs, gender, color / race, grade and age range. Regents teachers (n=21) from six public schools in the city of Juiz de Fora (Brazil) evaluated the relationship they have with all students in their classes, amounting to a total of 495 scales related to students in the 21 rooms targeted, in the first to fifth years of elementary school. It was found that the teacher-student relationship is more confrontational and less positive when it comes to male students and those with special educational needs. There is a more positive relationship with students in the early years of school, which becomes more negative the older the student becomes. Additional research is recommended.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores quanto à relação professor-aluno, a partir da aplicação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno, versão reduzida e traduzida da Student-Teacher Relationship Scale, relacionando seus domínios a características dos discentes, no que tange às variáveis necessidade educacional especial, sexo, cor/raça, série e idade. Na pesquisa, 21 professoras regentes de seis escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, avaliaram a relação que mantêm com todos os discentes de suas turmas, perfazendo um total de 495 escalas referentes a estudantes de salas-alvo, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que a relação professor-aluno é mais conflituosa e menos positiva quando se trata de discentes do sexo masculino e com necessidade educacional especial. Observou-se uma relação mais positiva com estudantes nos anos iniciais de escolarização, e mais negativa quanto mais velho fosse o aluno. Estudos adicionais são recomendados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente da sala de aulapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.subjectInteração professor-alunopt_BR
dc.subjectDiversity in the classroompt_BR
dc.subjectPsychosocial developmentpt_BR
dc.subjectTeacher-student interactionpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA diversidade em sala de aula e a relação professor-alunopt_BR
dc.title.alternativeDiversity in the classroom and the teacher-student relationshippt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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