https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8311
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leitura contextual e processamento metalingüístico.pdf | 347.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
Título(s) alternativo(s): | Contextual reading and metalinguistic processing in Brazilian portuguese: a longitudinal study |
Autor(es): | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da Vieira, Marcel de Toledo Bastos, Ronaldo Rocha Dias, Jaqueline Paiva, Nádia Mansur-Lisboa, Stella Andrade-Silva, Danielle |
Resumo: | Habilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português. |
Abstract: | Metalinguistic skill is the ability to reflect upon language as an object of thought. Amongst metalinguistic skills, two seem to be associated with reading and spelling: morphological awareness and phonological awareness. Phonological awareness is the ability of reflecting upon the phonemes that compose words, and morphological awareness is the ability of reflecting upon the morphemes that compose the words. The latter seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading, as beyond phonological information, syntactic and semantic information are required. This study is set to investigate – with a longitudinal design – the relation between those abilities and contextual reading measured by the Cloze test. The first part of the study explores the relationship between morphological awareness tasks and Cloze scores through simple correlations and, in the second part, the specificity of such relationship was inquired using multiple regressions. The results give some support to the hypothesis that morphological awareness offers an independent contribution regarding phonological awareness to contextual reading in Brazilian Portuguese. |
Palavras-chave: | Consciência metalingüística Teste de Cloze Leitura Consciência morfológica Consciência fonológica Metalinguistic awareness Assessment Cloze test Reading Morphological awareness Phonological awareness |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000100014 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8311 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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