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dc.creatorMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.creatorVieira, Marcel de Toledo-
dc.creatorBastos, Ronaldo Rocha-
dc.creatorDias, Jaqueline-
dc.creatorPaiva, Nádia-
dc.creatorMansur-Lisboa, Stella-
dc.creatorAndrade-Silva, Danielle-
dc.date.accessioned2018-12-18T13:07:10Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T13:07:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage114pt_BR
dc.citation.epage120pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000100014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8311-
dc.description.abstractMetalinguistic skill is the ability to reflect upon language as an object of thought. Amongst metalinguistic skills, two seem to be associated with reading and spelling: morphological awareness and phonological awareness. Phonological awareness is the ability of reflecting upon the phonemes that compose words, and morphological awareness is the ability of reflecting upon the morphemes that compose the words. The latter seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading, as beyond phonological information, syntactic and semantic information are required. This study is set to investigate – with a longitudinal design – the relation between those abilities and contextual reading measured by the Cloze test. The first part of the study explores the relationship between morphological awareness tasks and Cloze scores through simple correlations and, in the second part, the specificity of such relationship was inquired using multiple regressions. The results give some support to the hypothesis that morphological awareness offers an independent contribution regarding phonological awareness to contextual reading in Brazilian Portuguese.pt_BR
dc.description.resumoHabilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência metalingüísticapt_BR
dc.subjectTeste de Clozept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectMetalinguistic awarenesspt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectCloze testpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLeitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinalpt_BR
dc.title.alternativeContextual reading and metalinguistic processing in Brazilian portuguese: a longitudinal studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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