https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8288
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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marcospaulomendes.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | DoHyPE: arquitetura de máquina de apresentação voltada à depuração de conteúdo hipermídia |
Autor(es): | Mendes, Marcos Paulo |
Orientador: | Moreno, Marcelo Ferreira |
Miembros Examinadores: | Barrere, Eduardo |
Miembros Examinadores: | Saade, Debora Christina Muchaluat |
Resumo: | O consumo de conteúdo hipermídia vem crescendo devido à recente evolução tec-nológica e o surgimento de diversos recursos interativos, que os tornam cada vez mais atraentes. Com isso, a autoria de documentos hipermídia tem aumentado cada vez mais. Essa autoria é composta de diversas etapas, desde a criação do documento até a validação e testes, e apresenta diversos desafios. Um desses desafios está na validação do documento hipermídia que não deve ser feita apenas através da inspeção visual da reprodução do do-cumento, mas também através da obtenção de informações e controle do comportamento da apresentação. Pelo fato das ferramentas de autoria terem recursos limitados para a tarefa de depuração, o processo de autoria se tornou cada vez mais desafiador. Assim, este trabalho visa propor uma arquitetura, denominada DoHyPE, para a máquina de apresentação focada no desenvolvimento e depuração dessas aplicações. A arquitetura é agnóstica em relação ao modelo hipermídia utilizado pelo autor do conteúdo. Para isso, a arquitetura é baseada em eventos, permitindo que a comunicação entre seus componentes seja monitorada ou mesmo sintetizada. Além disso, a comunicação entre os componentes pode ser realizada não apenas local, mas também remotamente. Neste trabalho é apre-sentado um protocolo para a comunicação entre os módulos componentes da arquitetura. Além disso, é apresentada uma instanciação da DoHyPE em duas etapas. No primeiro passo de instanciação, utiliza-se o framework Qt para a implementação de tarefas comuns em Sistemas Multimídia, como reprodução de conteúdo por players. Na segunda etapa, tal instanciação toma a Nested Context Language (NCL) como modelo de base. A solução final permite que módulos componentes possam ser desenvolvidos e anexados à máquina de apresentação, tornando possível a criação de agentes que facilitem o processo de de-puração. É também apresentada uma análise da carga na utilização dos barramentos de comunicação durante apresentação e sincronia de documentos hipermídia. |
Resumen : | Hypermedia content consumption has grown due to recent technological evolution and several emerging interactive resources, making it increasingly attractive. In this way the authoring of hypermedia documents has been increasing. This authoring process consists of several steps, from document creation to validation and tests, and presents several challenges. One of these challenges is in the validation of the hypermedia document that should not be done only by visual inspection of document presentation, but through obtaining information and control of the presentation behavior. Developing hypermedia applications has become increasingly challenging because authoring tools have limited resources for the debugging task. Thus, this work aims to propose an architecture, called DoHyPE, for the presentation engine focused on the development and debugging of these applications. The architecture is agnostic regarding the hypermedia model used by the content author. For this, the architecture is based on events, allowing the communication between its components to be monitored or even synthesized. In addition, communication between components can be performed not only locally but also remotely. This work presents a protocol for the communication between the components of the architecture. In addition, this work presents an instantiation of DoHyPE in two steps. In the first step, the Qt framework is used for the implementation of common tasks in Multimedia Systems, such as the presentation of content by media players. In the second step, that instantiation takes the Nested Context Language (NCL) as the underlying hypermedia model. The final solution allows component modules to be developed and attached to the presentation engine, making it possible to create agents that facilitate the debugging process. A data load analysis on the communication buses usage during the presentation and synchronization of hypermedia documents is also discussed. |
Palabras clave : | Depuração hipermídia Máquina de apresentação Ambiente decorativo Hypermedia debugging Presentation engine Declarative environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8288 |
Fecha de publicación : | 20-sep-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações) |
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