Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8288
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcospaulomendes.pdf2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreno, Marcelo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Barrere, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792105U4pt_BR
dc.contributor.referee2Saade, Debora Christina Muchaluat-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723625Z1pt_BR
dc.creatorMendes, Marcos Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-17T17:40:46Z-
dc.date.available2018-12-17-
dc.date.available2018-12-17T17:40:46Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8288-
dc.description.abstractHypermedia content consumption has grown due to recent technological evolution and several emerging interactive resources, making it increasingly attractive. In this way the authoring of hypermedia documents has been increasing. This authoring process consists of several steps, from document creation to validation and tests, and presents several challenges. One of these challenges is in the validation of the hypermedia document that should not be done only by visual inspection of document presentation, but through obtaining information and control of the presentation behavior. Developing hypermedia applications has become increasingly challenging because authoring tools have limited resources for the debugging task. Thus, this work aims to propose an architecture, called DoHyPE, for the presentation engine focused on the development and debugging of these applications. The architecture is agnostic regarding the hypermedia model used by the content author. For this, the architecture is based on events, allowing the communication between its components to be monitored or even synthesized. In addition, communication between components can be performed not only locally but also remotely. This work presents a protocol for the communication between the components of the architecture. In addition, this work presents an instantiation of DoHyPE in two steps. In the first step, the Qt framework is used for the implementation of common tasks in Multimedia Systems, such as the presentation of content by media players. In the second step, that instantiation takes the Nested Context Language (NCL) as the underlying hypermedia model. The final solution allows component modules to be developed and attached to the presentation engine, making it possible to create agents that facilitate the debugging process. A data load analysis on the communication buses usage during the presentation and synchronization of hypermedia documents is also discussed.pt_BR
dc.description.resumoO consumo de conteúdo hipermídia vem crescendo devido à recente evolução tec-nológica e o surgimento de diversos recursos interativos, que os tornam cada vez mais atraentes. Com isso, a autoria de documentos hipermídia tem aumentado cada vez mais. Essa autoria é composta de diversas etapas, desde a criação do documento até a validação e testes, e apresenta diversos desafios. Um desses desafios está na validação do documento hipermídia que não deve ser feita apenas através da inspeção visual da reprodução do do-cumento, mas também através da obtenção de informações e controle do comportamento da apresentação. Pelo fato das ferramentas de autoria terem recursos limitados para a tarefa de depuração, o processo de autoria se tornou cada vez mais desafiador. Assim, este trabalho visa propor uma arquitetura, denominada DoHyPE, para a máquina de apresentação focada no desenvolvimento e depuração dessas aplicações. A arquitetura é agnóstica em relação ao modelo hipermídia utilizado pelo autor do conteúdo. Para isso, a arquitetura é baseada em eventos, permitindo que a comunicação entre seus componentes seja monitorada ou mesmo sintetizada. Além disso, a comunicação entre os componentes pode ser realizada não apenas local, mas também remotamente. Neste trabalho é apre-sentado um protocolo para a comunicação entre os módulos componentes da arquitetura. Além disso, é apresentada uma instanciação da DoHyPE em duas etapas. No primeiro passo de instanciação, utiliza-se o framework Qt para a implementação de tarefas comuns em Sistemas Multimídia, como reprodução de conteúdo por players. Na segunda etapa, tal instanciação toma a Nested Context Language (NCL) como modelo de base. A solução final permite que módulos componentes possam ser desenvolvidos e anexados à máquina de apresentação, tornando possível a criação de agentes que facilitem o processo de de-puração. É também apresentada uma análise da carga na utilização dos barramentos de comunicação durante apresentação e sincronia de documentos hipermídia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepuração hipermídiapt_BR
dc.subjectMáquina de apresentaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente decorativopt_BR
dc.subjectHypermedia debuggingpt_BR
dc.subjectPresentation enginept_BR
dc.subjectDeclarative environmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleDoHyPE: arquitetura de máquina de apresentação voltada à depuração de conteúdo hipermídiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.