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Clase: Tese
Título : Tríptico Noll: a experiência, a suspensão e o presente
Autor(es): Paiva, Vanessa Soares de
Orientador: Faria, Alexandre Graça
Co-orientador: Mota, Lia Duarte
Miembros Examinadores: Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Miembros Examinadores: Furtado, Fernando Fábio Fiorese
Miembros Examinadores: Barreto, Carolina de Oliveira
Miembros Examinadores: Maciel, Adriana Sucena
Resumo: Tomando por ponto de partida a obra do escritor gaúcho João Gilberto Noll (1946 - 2017), e a premissa de que o Texto é um campo aberto à investigação (cf. BARTHES, 2004), a presente tese propõe uma leitura em tríptico – experiência, suspensão e presente –, de modo a participar do jogo que a linguagem de Noll propõe, experimentando seus ritmos e riscos. “Por que ler uma narrativa em que nada acontece?” motiva a escrita sobre a experiência na narrativa de Noll, muito vinculada à lógica da paixão, conforme Bondía (2002). A leitura das suspensões, ou tessituras presentes na forma do texto que Noll elabora e entremeia em sua narrativa, apresenta o texto como uma montagem, uma performance em que idas e vindas no tempo e novas configurações do espaço compõem uma mesma cena. Ao suspender, Noll nos apresenta uma forma intimista de seus personagens ao perceberem e construírem o real (cf. ROSSET, 2008) num continuum de atenção e distração, composição e fragmentação (cf. CRARY, 2004). A presença (cf. GUMBRECHT, 2010) revela as tensões entre o que o texto comunica em termos de produção de sentidos, e como ele toca, arrebata, apaixona seu leitor. Figuram, ao longo da tese, textos autorais curtos – um conto, um mosaico de acontecimentos, um diário de suspensões, uma coreografia – que estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas (teóricas e ficcionais). Os textos autorais traduzem um desejo de resposta, de homenagem, de uma dança em conjunto, no jogo da linguagem literária. O que proponho, então, é criar interlocuções, pontos de encontro que ressaltem o que me motiva a escrever sobre o texto de Noll e também a escrever junto com Noll; o que acontece quando leio; o que, em seu texto, me captura; em que reside sua presença. A última parte da tese, Aprendizagens, apresenta impressões pessoais sobre o ensino e o ensino de literatura que desejo.
Resumen : Taking as a starting point the work of the southern writer João Gilberto Noll (1946-2017), and the premise that the Text is a open field for investigation (BARTHES, 2004), this paper proposes a triptych reading – experience, suspension and present –, in order to participate in Noll's language game, experiencing it's rhythms and risks. "Why read a narrative in which nothing happens?" motivates my writing about the experience in Noll's narrative, closely linked to the logic of passion, according to Bondía (2002). The reading of suspensions or weavings present in Noll's writing and narrative, show the text as an assembly, a performance in which comings and goings in time and new configurations in space composes the same scene. By suspending, Noll show us an intimate way his characters perceive and assembles the real (ROSSET, 2008) in an attention and distraction, composition and fragmentation continuum (CRARY, 2004). The presence (GUMBRECHT, 2010) reveals the tensions between what the text communicates in terms of production of meaning, and how it touches, snatches, and makes its reader fall in love. Throughout the paper, short personal stories - a tale, a mosaic of events, a suspension diary and a choreography - that stablishes a dialog with the narratives presented (theoretical and fictional). The personal stories express a desire for answers, of homage, a dance in conjunction, in the game of literature's language. What I propose, then, is to create interlocutions, meeting points that highlights what drives me to write about Noll's work and also writing with him; what happens when I read; what, in his work, captures me; what lies within his presence. The closing chapter, Learnings, presents personals impressions about teaching and the literature teaching I earn for.
Palabras clave : Noll
Linguagem literária
Experiência
Suspensão
Presença
Noll
Literature's language
Experience
Suspension
Presence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8280
Fecha de publicación : 14-sep-2018
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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