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dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mota, Lia Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488672T5pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
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dc.contributor.referee2Furtado, Fernando Fábio Fiorese-
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dc.contributor.referee3Barreto, Carolina de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429825A4pt_BR
dc.contributor.referee4Maciel, Adriana Sucena-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210660E8pt_BR
dc.creatorPaiva, Vanessa Soares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227119U4pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-17T16:58:00Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-17T16:58:00Z-
dc.date.issued2018-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8280-
dc.description.abstractTaking as a starting point the work of the southern writer João Gilberto Noll (1946-2017), and the premise that the Text is a open field for investigation (BARTHES, 2004), this paper proposes a triptych reading – experience, suspension and present –, in order to participate in Noll's language game, experiencing it's rhythms and risks. "Why read a narrative in which nothing happens?" motivates my writing about the experience in Noll's narrative, closely linked to the logic of passion, according to Bondía (2002). The reading of suspensions or weavings present in Noll's writing and narrative, show the text as an assembly, a performance in which comings and goings in time and new configurations in space composes the same scene. By suspending, Noll show us an intimate way his characters perceive and assembles the real (ROSSET, 2008) in an attention and distraction, composition and fragmentation continuum (CRARY, 2004). The presence (GUMBRECHT, 2010) reveals the tensions between what the text communicates in terms of production of meaning, and how it touches, snatches, and makes its reader fall in love. Throughout the paper, short personal stories - a tale, a mosaic of events, a suspension diary and a choreography - that stablishes a dialog with the narratives presented (theoretical and fictional). The personal stories express a desire for answers, of homage, a dance in conjunction, in the game of literature's language. What I propose, then, is to create interlocutions, meeting points that highlights what drives me to write about Noll's work and also writing with him; what happens when I read; what, in his work, captures me; what lies within his presence. The closing chapter, Learnings, presents personals impressions about teaching and the literature teaching I earn for.pt_BR
dc.description.resumoTomando por ponto de partida a obra do escritor gaúcho João Gilberto Noll (1946 - 2017), e a premissa de que o Texto é um campo aberto à investigação (cf. BARTHES, 2004), a presente tese propõe uma leitura em tríptico – experiência, suspensão e presente –, de modo a participar do jogo que a linguagem de Noll propõe, experimentando seus ritmos e riscos. “Por que ler uma narrativa em que nada acontece?” motiva a escrita sobre a experiência na narrativa de Noll, muito vinculada à lógica da paixão, conforme Bondía (2002). A leitura das suspensões, ou tessituras presentes na forma do texto que Noll elabora e entremeia em sua narrativa, apresenta o texto como uma montagem, uma performance em que idas e vindas no tempo e novas configurações do espaço compõem uma mesma cena. Ao suspender, Noll nos apresenta uma forma intimista de seus personagens ao perceberem e construírem o real (cf. ROSSET, 2008) num continuum de atenção e distração, composição e fragmentação (cf. CRARY, 2004). A presença (cf. GUMBRECHT, 2010) revela as tensões entre o que o texto comunica em termos de produção de sentidos, e como ele toca, arrebata, apaixona seu leitor. Figuram, ao longo da tese, textos autorais curtos – um conto, um mosaico de acontecimentos, um diário de suspensões, uma coreografia – que estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas (teóricas e ficcionais). Os textos autorais traduzem um desejo de resposta, de homenagem, de uma dança em conjunto, no jogo da linguagem literária. O que proponho, então, é criar interlocuções, pontos de encontro que ressaltem o que me motiva a escrever sobre o texto de Noll e também a escrever junto com Noll; o que acontece quando leio; o que, em seu texto, me captura; em que reside sua presença. A última parte da tese, Aprendizagens, apresenta impressões pessoais sobre o ensino e o ensino de literatura que desejo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNollpt_BR
dc.subjectLinguagem literáriapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSuspensãopt_BR
dc.subjectPresençapt_BR
dc.subjectNollpt_BR
dc.subjectLiterature's languagept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectSuspensionpt_BR
dc.subjectPresencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleTríptico Noll: a experiência, a suspensão e o presentept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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