Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8248
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
miriãlimapaiva.pdf483.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da eficiência técnica dos insumos escolares no ensino fundamental para os municípios brasileiros
Autor(es): Paiva, Miriã Lima
Primeiro Orientador: Luz, Leonardo Neves
Co-orientador: Soares, Thiago Costa
Membro da banca: Firme, Vinícius de Azevedo Couto
Resumo: Este estudo tem por objetivo construir um conjunto de indicadores de eficiência técnica dos insumos escolares das escolas públicas municipais brasileiras. A abordagem econométrica foi baseada em um modelo de fronteira estocástica. Com base no teste de Língua Portuguesa da Prova Brasil para os anos de 2009 e 2011, estimou-se uma função de produção educacional, regredindo as médias das notas em português contra um conjunto de insumos de controle direto da escola, obtido através dos questionários aplicados aos diretores e professores das escolas. Como trata-se de um método de análise relativa, os resultados revelam que as escolas possuem níveis de eficiências semelhantes, com pontuação média acima de 90%. Além disso, a variância total estimada indicou que cerca de 75% da variabilidade do desempenho médio das escolas no teste de português é explicada por fatores extracurriculares.
Abstract: This study is aimed to construct a set of indicators of technical efficiency of the school supplies of the Brazilian municipal public schools. The econometric approach is based on a Stochastic Frontier model. Based on the Portuguese test of the Prova Brasil for the years 2009 and 2011, an educational production function was estimated regressing the average scores in Portuguese test against a set of inputs of direct control of the school, obtained through the questionnaires applied to the directors and teachers of the schools. The results reveal that the schools are efficient in the allocation of inputs controlled by them, with scores above 90%. In addition, the estimated total variance indicated that about 75% of the variability of the average performance of the schools in the Portuguese test is explained by extracurricular factors.
Palavras-chave: Eficiência Técnica
Fronteira Estocástica
Technical Efficiency
Education
Stochastic Frontier
CNPq: Economia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8248
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons