https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8248
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
miriãlimapaiva.pdf | 483.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luz, Leonardo Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9142815574157450 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Thiago Costa | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7252371773106061 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Firme, Vinícius de Azevedo Couto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4820999132708974 | pt_BR |
dc.creator | Paiva, Miriã Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5353368639920286 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T10:35:04Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07 | - |
dc.date.available | 2018-12-11T10:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8248 | - |
dc.description.abstract | This study is aimed to construct a set of indicators of technical efficiency of the school supplies of the Brazilian municipal public schools. The econometric approach is based on a Stochastic Frontier model. Based on the Portuguese test of the Prova Brasil for the years 2009 and 2011, an educational production function was estimated regressing the average scores in Portuguese test against a set of inputs of direct control of the school, obtained through the questionnaires applied to the directors and teachers of the schools. The results reveal that the schools are efficient in the allocation of inputs controlled by them, with scores above 90%. In addition, the estimated total variance indicated that about 75% of the variability of the average performance of the schools in the Portuguese test is explained by extracurricular factors. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo construir um conjunto de indicadores de eficiência técnica dos insumos escolares das escolas públicas municipais brasileiras. A abordagem econométrica foi baseada em um modelo de fronteira estocástica. Com base no teste de Língua Portuguesa da Prova Brasil para os anos de 2009 e 2011, estimou-se uma função de produção educacional, regredindo as médias das notas em português contra um conjunto de insumos de controle direto da escola, obtido através dos questionários aplicados aos diretores e professores das escolas. Como trata-se de um método de análise relativa, os resultados revelam que as escolas possuem níveis de eficiências semelhantes, com pontuação média acima de 90%. Além disso, a variância total estimada indicou que cerca de 75% da variabilidade do desempenho médio das escolas no teste de português é explicada por fatores extracurriculares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eficiência Técnica | pt_BR |
dc.subject | Fronteira Estocástica | pt_BR |
dc.subject | Technical Efficiency | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Stochastic Frontier | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Economia | pt_BR |
dc.title | Análise da eficiência técnica dos insumos escolares no ensino fundamental para os municípios brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License