Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8242
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristinairacygomesdalcol.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Formação docente em Matemática: um olhar sobre a abordagem tecnológica nos currículos das licenciaturas em Matemática da UAB
Autor(es): Dalcol, Cristina Iracy Gomes
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Miranda, Andrea
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo
Resumo: Na presente pesquisa, buscamos investigar a inserção do tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na formação dos licenciandos em Matemática na modalidade à distância dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil. A questão geradora da pesquisa foi: “Como ocorre a formação do professor de Matemática quanto ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pela Universidade Aberta do Brasil?”. A metodologia escolhida para a investigação foi um levantamento de dados, pesquisa bibliográfica e documental, caracterizado como exploratório descritivo. Para o embasamento teórico, selecionou-se autores, numa revisão de literatura, que dissertam sobre os temas e de acordo. Apresentamos conceitos e dados como a atual Formação Docente em Matemática e a inserção do tema TIC’s nos currículos das licenciaturas, a utilização das Tecnologias de Informação e a Comunicação na Formação Docente, Educação à Distância (EAD) e peculiaridades pertinentes, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), suas características e apresentação de informações sobre as universidades situadas nas regiões brasileiras que ofertam a Licenciatura em Matemática na modalidade à distância, além de dados sobre número de polos, localização e número de alunos. Para a obtenção dos dados, relacionados à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no currículo das Licenciaturas em Matemática, aplicamos um questionário para os Coordenadores de Cursos de Licenciatura em Matemática ofertados na modalidade à distância pela Universidade Aberta do Brasil, selecionados de acordo com o número de egressos das instituições, bem como analisamos algumas das grades e disciplinas dos referidos cursos. Com a análise dos dados da amostra feita nas universidades pesquisadas verificada nas matrizes curriculares, concluímos que há abordagem pedagógica nas disciplinas das licenciaturas em Matemática pela Universidade Aberta do Brasil relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, objetivando fornecer embasamento pedagógico aos futuros Professores de Matemática na utilização dessas no exercício da profissão.
Abstract: In the present research we seek to investigate the insertion of the topic Information and Communication Technologies (ICTs) in the training of graduates in Mathematics in the distance modality of the courses offered by the Open University of Brazil. The question generating the research was: “How does the formation of the Mathematics teacher about the use of Information and Communication Technologies in Mathematics Degree courses offered by the Open University of Brazil?”. The methodology chosen for the research was a survey of data, bibliographical and documentary research, characterized as descriptive exploratory. For the theoretical basis, authors were selected in a literature review, which discusses the themes and accordingly, present concepts and data such as the current Teacher Training in Mathematics and the insertion of the topic ICT in the curricula of the degrees, the use of Technologies (EAD) and relevant peculiarities and the Open University of Brazil (UAB), characteristics and presentation of information about the universities located in the Brazilian regions that offer the Degree in Mathematics in the distance modality, and data on number of poles, location and number of students. In order to obtain data related to the use of Information and Communication Technologies in the curriculum of Mathematics Undergraduates, we applied a questionnaire to Coordinators of Undergraduate Mathematics Courses offered in the distance modality by Open University of Brazil, selected according to the number of university graduates, as well as analyzing some of the grades and disciplines of said courses. With the analysis of the data of the sample carried out in the researched universities verified in the curricular matrices, we conclude that there is pedagogical approach in the subjects of the degrees in Mathematics by Open University of Brazil related to the use of Information and Communication Technologies, aiming to provide pedagogical background to future Mathematics Teachers in the use of these in the exercise of the profession.
Palavras-chave: Formação de docentes em Matemática
Tecnologias de informação e comunicação
Educação à distância
Universidade Aberta do Brasil
Teacher training in Mathematics
Information and communication technologies
Distance education
Open University of Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8242
Data do documento: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.