Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8242
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristinairacygomesdalcol.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771215J4pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Andrea-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorDalcol, Cristina Iracy Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488323P9pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-07T12:31:42Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2018-12-07T12:31:42Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8242-
dc.description.abstractIn the present research we seek to investigate the insertion of the topic Information and Communication Technologies (ICTs) in the training of graduates in Mathematics in the distance modality of the courses offered by the Open University of Brazil. The question generating the research was: “How does the formation of the Mathematics teacher about the use of Information and Communication Technologies in Mathematics Degree courses offered by the Open University of Brazil?”. The methodology chosen for the research was a survey of data, bibliographical and documentary research, characterized as descriptive exploratory. For the theoretical basis, authors were selected in a literature review, which discusses the themes and accordingly, present concepts and data such as the current Teacher Training in Mathematics and the insertion of the topic ICT in the curricula of the degrees, the use of Technologies (EAD) and relevant peculiarities and the Open University of Brazil (UAB), characteristics and presentation of information about the universities located in the Brazilian regions that offer the Degree in Mathematics in the distance modality, and data on number of poles, location and number of students. In order to obtain data related to the use of Information and Communication Technologies in the curriculum of Mathematics Undergraduates, we applied a questionnaire to Coordinators of Undergraduate Mathematics Courses offered in the distance modality by Open University of Brazil, selected according to the number of university graduates, as well as analyzing some of the grades and disciplines of said courses. With the analysis of the data of the sample carried out in the researched universities verified in the curricular matrices, we conclude that there is pedagogical approach in the subjects of the degrees in Mathematics by Open University of Brazil related to the use of Information and Communication Technologies, aiming to provide pedagogical background to future Mathematics Teachers in the use of these in the exercise of the profession.pt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa, buscamos investigar a inserção do tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na formação dos licenciandos em Matemática na modalidade à distância dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil. A questão geradora da pesquisa foi: “Como ocorre a formação do professor de Matemática quanto ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pela Universidade Aberta do Brasil?”. A metodologia escolhida para a investigação foi um levantamento de dados, pesquisa bibliográfica e documental, caracterizado como exploratório descritivo. Para o embasamento teórico, selecionou-se autores, numa revisão de literatura, que dissertam sobre os temas e de acordo. Apresentamos conceitos e dados como a atual Formação Docente em Matemática e a inserção do tema TIC’s nos currículos das licenciaturas, a utilização das Tecnologias de Informação e a Comunicação na Formação Docente, Educação à Distância (EAD) e peculiaridades pertinentes, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), suas características e apresentação de informações sobre as universidades situadas nas regiões brasileiras que ofertam a Licenciatura em Matemática na modalidade à distância, além de dados sobre número de polos, localização e número de alunos. Para a obtenção dos dados, relacionados à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no currículo das Licenciaturas em Matemática, aplicamos um questionário para os Coordenadores de Cursos de Licenciatura em Matemática ofertados na modalidade à distância pela Universidade Aberta do Brasil, selecionados de acordo com o número de egressos das instituições, bem como analisamos algumas das grades e disciplinas dos referidos cursos. Com a análise dos dados da amostra feita nas universidades pesquisadas verificada nas matrizes curriculares, concluímos que há abordagem pedagógica nas disciplinas das licenciaturas em Matemática pela Universidade Aberta do Brasil relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, objetivando fornecer embasamento pedagógico aos futuros Professores de Matemática na utilização dessas no exercício da profissão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de docentes em Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectTeacher training in Mathematicspt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectOpen University of Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFormação docente em Matemática: um olhar sobre a abordagem tecnológica nos currículos das licenciaturas em Matemática da UABpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.