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Type: Tese
Title: Planejando a ultrapassagem: políticas industriais e setor automotivo no Brasil e na China
Author: Vianini, Fernando Marcus Nascimento
First Advisor: Delgado, Ignacio José Godinho
Referee Member: Perlatto, Fernando
Referee Member: Dulci, João Assis
Referee Member: Castro, Ana Celia
Referee Member: Gomes, Eduardo Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre as políticas industriais para o setor automotivo no Brasil e na China, seus resultados e a resposta do setor, em especial as políticas realizadas no século XXI. A partir de uma divisão em três períodos – catching up, reformas de mercado e retomada de políticas industriais explícitas -, e do conceito de dependência de trajetória, ressaltamos como o legado do período anterior importou na trajetória do setor e nos efeitos da política industrial. No Brasil, as montadoras de capital nacional não sobreviveram à primeira fase, enquanto as fornecedoras perduraram até o século XXI, ainda que marcadas por um forte processo de desnacionalização, aprofundado na década de 1990. A China, por seu turno, foi marcada pelas empresas estatais no primeiro período, pela permissão da entrada do investimento estrangeiro via joint ventures a partir de finais da década de 1980 e pela emergência das empresas independentes ao final da década de 1990. Apesar das diferenças de trajetória e de legado, em ambos os casos foram retomadas políticas industriais no século XXI, visando combater dilemas parecidos e moldar o comportamento das empresas em direção à inovação.
Abstract: The present study aims to compare the industrial policies for the automotive sector in Brazil and China, their results and the industry response, especially the policies carried out in the 21st century. From a division into three periods – catching up, market reforms and resumption of explicit industrial policies -, and based on the path dependenceʹs concept, we emphasize the importance of the previous legacy in the sectorʹs trajectory and the effects of the industrial policy. In Brazil, the domestic manufacturers did not survived the first phase, while the national suppliers lasted until the 21st century, even though a strong denationalization process happened in the 1990s. China was marked by the state-owned enterprises created in the first period, by the FDI since the 1980s into joint ventures and by the emergence of independent firms in the late 1990s. Despite the differences in trajectory and legacy, in both cases industrial policies were resumed in the 21st century in order to combat similar dilemmas and to shape the behavior of firms towards innovation.
Keywords: Indústria automotiva
Política industrial
Indústria automotiva brasileira
Indústria automotiva chinesa
Automotive industry
Industrial policy
Brazil Auto industry
Chinese auto industry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8236
Issue Date: 16-Oct-2018
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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