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dc.contributor.advisor1Delgado, Ignacio José Godinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Perlatto, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133298T1pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Ana Celia-
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dc.contributor.referee4Gomes, Eduardo Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorVianini, Fernando Marcus Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462805D3pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-07T11:49:03Z-
dc.date.available2018-12-06-
dc.date.available2018-12-07T11:49:03Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8236-
dc.description.abstractThe present study aims to compare the industrial policies for the automotive sector in Brazil and China, their results and the industry response, especially the policies carried out in the 21st century. From a division into three periods – catching up, market reforms and resumption of explicit industrial policies -, and based on the path dependenceʹs concept, we emphasize the importance of the previous legacy in the sectorʹs trajectory and the effects of the industrial policy. In Brazil, the domestic manufacturers did not survived the first phase, while the national suppliers lasted until the 21st century, even though a strong denationalization process happened in the 1990s. China was marked by the state-owned enterprises created in the first period, by the FDI since the 1980s into joint ventures and by the emergence of independent firms in the late 1990s. Despite the differences in trajectory and legacy, in both cases industrial policies were resumed in the 21st century in order to combat similar dilemmas and to shape the behavior of firms towards innovation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre as políticas industriais para o setor automotivo no Brasil e na China, seus resultados e a resposta do setor, em especial as políticas realizadas no século XXI. A partir de uma divisão em três períodos – catching up, reformas de mercado e retomada de políticas industriais explícitas -, e do conceito de dependência de trajetória, ressaltamos como o legado do período anterior importou na trajetória do setor e nos efeitos da política industrial. No Brasil, as montadoras de capital nacional não sobreviveram à primeira fase, enquanto as fornecedoras perduraram até o século XXI, ainda que marcadas por um forte processo de desnacionalização, aprofundado na década de 1990. A China, por seu turno, foi marcada pelas empresas estatais no primeiro período, pela permissão da entrada do investimento estrangeiro via joint ventures a partir de finais da década de 1980 e pela emergência das empresas independentes ao final da década de 1990. Apesar das diferenças de trajetória e de legado, em ambos os casos foram retomadas políticas industriais no século XXI, visando combater dilemas parecidos e moldar o comportamento das empresas em direção à inovação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria automotivapt_BR
dc.subjectPolítica industrialpt_BR
dc.subjectIndústria automotiva brasileirapt_BR
dc.subjectIndústria automotiva chinesapt_BR
dc.subjectAutomotive industrypt_BR
dc.subjectIndustrial policypt_BR
dc.subjectBrazil Auto industrypt_BR
dc.subjectChinese auto industrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titlePlanejando a ultrapassagem: políticas industriais e setor automotivo no Brasil e na Chinapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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