https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8103
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos.pdf | 423.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst |
Otros títulos : | Developmental tasks and life history of the elderly: analysis of Havighurst's theory |
Autor(es): | Freitas, Eduarda Rezende Barbosa, Altemir José Gonçalves Scoralick-Lempke, Natália Magalhães, Neide Cordeiro Vaz, Aline Francine Corrêa Daret, Christina Nogueira Peres, Fabrícia Souza Carvalho, Mariana Fonseca |
Resumo: | Para analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro. |
Resumen : | In order to analyze the developmental tasks proposed by Havighurst, 12 elderly people were submitted to the life history method. They told their stories in group interviews and reported them in written texts. Early childhood was disregarded because autobiographical memories of that phase are limited. A thematic content analysis of the verbalizations and texts revealed that only four out of the 40 tasks of the remaining life course phases - middle childhood, adolescence, early adulthood, middle age and later maturity - were not mentioned. The results suggest the need of altering five of the six tasks originally proposed by the author. It is also necessary to include new demands for later maturity which denote the contextual and historical character of the process. Havighurst's developmental tasks showed ecological validity evidence for the Brazilian context, though. |
Palabras clave : | Desenvolvimento humano Havighurst Curso de vida Tarefas de desenvolvimento Idoso Human development Havighurst Life course Developmental tasks Elderly |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000400022 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8103 |
Fecha de publicación : | oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.