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dc.creatorFreitas, Eduarda Rezende-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.creatorScoralick-Lempke, Natália-
dc.creatorMagalhães, Neide Cordeiro-
dc.creatorVaz, Aline Francine Corrêa-
dc.creatorDaret, Christina Nogueira-
dc.creatorPeres, Fabrícia Souza-
dc.creatorCarvalho, Mariana Fonseca-
dc.date.accessioned2018-11-29T10:20:37Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2018-11-29T10:20:37Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage809pt_BR
dc.citation.epage819pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000400022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8103-
dc.description.abstractIn order to analyze the developmental tasks proposed by Havighurst, 12 elderly people were submitted to the life history method. They told their stories in group interviews and reported them in written texts. Early childhood was disregarded because autobiographical memories of that phase are limited. A thematic content analysis of the verbalizations and texts revealed that only four out of the 40 tasks of the remaining life course phases - middle childhood, adolescence, early adulthood, middle age and later maturity - were not mentioned. The results suggest the need of altering five of the six tasks originally proposed by the author. It is also necessary to include new demands for later maturity which denote the contextual and historical character of the process. Havighurst's developmental tasks showed ecological validity evidence for the Brazilian context, though.pt_BR
dc.description.resumoPara analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectHavighurstpt_BR
dc.subjectCurso de vidapt_BR
dc.subjectTarefas de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectHavighurstpt_BR
dc.subjectLife coursept_BR
dc.subjectDevelopmental taskspt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleTarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurstpt_BR
dc.title.alternativeDevelopmental tasks and life history of the elderly: analysis of Havighurst's theorypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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