Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7939
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandremigueldasilva.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão do universo que nos cerca a partir do uso de planisfério em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Understanding the universe around us using the planisphere in classroom
Autor(es): Silva, Alexandre Miguel da
Primeiro Orientador: Teixeira, Cláudio Henrique da Silva
Membro da banca: Tagliati, José Roberto
Membro da banca: Vale, Tibério Borges
Membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Coelho, Fernando Otávio
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de astronomia descrita numa Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que consiste no uso dos conhecimentos astronômicos para explicar a Gravitação Universal. Abordamos neste trabalho a importância da Astronomia na vida cotidiana do aluno, tentando demonstrar sua utilização desde a antiguidade - nas primeiras cartas celestes para as grandes navegações e na previsão de plantio e colheita na agricultura - até os dias atuais, em que seu uso ainda é fundamental na localização e para melhor compreensão do mundo real que nos cerca. Percebemos grande dificuldade na aplicação da Astronomia na grade curricular da Educação Básica atual. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de trabalho qualitativo que trata a Astronomia como ferramenta didática envolvida dentro de uma sequência de ensino que relata a ordem cronológica dos primeiros astrônomos culminando na quebra do paradigma do sistema geocêntrico, enfatizando a necessidade de se entender as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton. Para aplicação da sequência desenvolvemos um mapa estelar (Planisfério) que foi elaborado para facilitar as aulas de observação nas escolas de Ensino Básico. O produto educacional desenvolvido visa contemplar as escolas com dificuldades para manter um laboratório didático por meio de um material de baixo custo, cujos resultados da aplicação estão expostos neste trabalho. O objetivo desse material pedagógico é incentivar o professor a levar temas mais atraentes de astronomia para a sala de aula e, com isso, despertar o interesse dos alunos pela ciência, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros e sem alterar o conteúdo programático da disciplina.
Abstract: The present work describes a teaching proposal described in a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTUs), which consists in using astronomical knowledge to explain Universal Gravitation. We discuss in this work the importance of Astronomy in the daily life of the student, trying to demonstrate its usage since ancient times - using the first planisphere for the great navigations, and in the forecast of planting and harvesting in agriculture - until the present days, the planisphere is used for localization and a better understanding of the real world around us. We noticed the great difficulty of applying Astronomy in the curricular grade of Basic Education in the schools nowadays. Thus we bring a proposal of qualitative work that treats Astronomy as a didactic tool involved in a teaching sequence, which reports a chronological order of the first astronomers culminating in the breaking of the geocentric system paradigm, emphasizing the necessity of understanding Kepler's laws and Newton's law of universal gravitation. For the application of the sequence, we developed a stellar map (Planisphere) which was elaborated to facilitate the observation classes in the schools of Basic Education. The educational product developed aims to contemplate the schools with difficulties to maintain a didactic laboratory with the elaboration of a product of low cost, whose results of the application are exposed in this work. The objective of this teaching material is help the teacher to bring more attractive subjects for the classroom and to arouse students interest in science, without the need for large financial investments and without modifying the programmatic content of the discipline.
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Planisfério
Gravitação universal
Sequência didática
Teaching astronomy
Planisphere
Universal gravitation
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7939
Data do documento: 17-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.