Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7935
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel do professor na escolarização dos saberes.pdf755.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: O papel do professor na escolarização dos saberes: produção e reprodução de discursos sobre a genética Mendeliana
Author: Freitas, Cláudia Avellar
Resumo: O estudo que será apresentado investigou os papeis do professor no processo de escolarização dos saberes, descrevendo como ele utiliza recursos cognitivos e materiais em sala de aula no ensino de Biologia. A partir da ideia de estruturação dos discursos, de Bernstein, considerou-se a aula como mediada por um discurso pedagógico oficial, analisado como multimodal, sujeito a regras ideologicamente configuradas, mas que variam com o contexto. A análise de um trecho de aula em que foi corrigido um exercício sobre a aplicação das leis de Mendel evidenciou o trabalho criativo do professor na escolarização do conhecimento científico e demonstrou que, em certos contextos de interação social, o discurso regulativo de ordem social é o legitimador da ordem discursiva que orienta a escolarização na prática educativa.
Abstract: The study investigates the roles of teachers in the knowledge schooling process, describing how it uses cognitive and material resources in the biology classroom. From Bernstein's idea of structuring the discourse, the class was considered as mediated by an official pedagogic discourse, analyzed as multimodal, subjected to rules set ideologically, but that varies with the context. The analysis of a speech during a class in which an exercise was corrected on the application of Mendel's laws showed the creative work of the teacher in school scientific knowledge. It also demonstrated that, in certain contexts of social interaction, the regulative discourse of social order legitimates the discursive order that guides the school in educational practice.
Keywords: Escolarização
Discurso multimodal
Práticas pedagógicas escolares
Schooling process
Multimodal discourse
School pedagogical practices
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150306
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7935
Issue Date: Dec-2013
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.