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dc.creatorFreitas, Cláudia Avellar-
dc.date.accessioned2018-11-06T13:25:41Z-
dc.date.available2018-11-01-
dc.date.available2018-11-06T13:25:41Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage97pt_BR
dc.citation.epage112pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150306pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7935-
dc.description.abstractThe study investigates the roles of teachers in the knowledge schooling process, describing how it uses cognitive and material resources in the biology classroom. From Bernstein's idea of structuring the discourse, the class was considered as mediated by an official pedagogic discourse, analyzed as multimodal, subjected to rules set ideologically, but that varies with the context. The analysis of a speech during a class in which an exercise was corrected on the application of Mendel's laws showed the creative work of the teacher in school scientific knowledge. It also demonstrated that, in certain contexts of social interaction, the regulative discourse of social order legitimates the discursive order that guides the school in educational practice.pt_BR
dc.description.resumoO estudo que será apresentado investigou os papeis do professor no processo de escolarização dos saberes, descrevendo como ele utiliza recursos cognitivos e materiais em sala de aula no ensino de Biologia. A partir da ideia de estruturação dos discursos, de Bernstein, considerou-se a aula como mediada por um discurso pedagógico oficial, analisado como multimodal, sujeito a regras ideologicamente configuradas, mas que variam com o contexto. A análise de um trecho de aula em que foi corrigido um exercício sobre a aplicação das leis de Mendel evidenciou o trabalho criativo do professor na escolarização do conhecimento científico e demonstrou que, em certos contextos de interação social, o discurso regulativo de ordem social é o legitimador da ordem discursiva que orienta a escolarização na prática educativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectDiscurso multimodalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas escolarespt_BR
dc.subjectSchooling processpt_BR
dc.subjectMultimodal discoursept_BR
dc.subjectSchool pedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleO papel do professor na escolarização dos saberes: produção e reprodução de discursos sobre a genética Mendelianapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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