Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/790
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reinaldoloubachsardinha.pdf3.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O uso do GeoGebra no ensino de desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Sardinha, Reinaldo Loubach
Primeiro Orientador: Casagrande, Rogério
Membro da banca: Gomes, José Barbosa
Membro da banca: Veloso, Marcelo Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivos, além de relatar experiências e dificuldades vivenciadas pelo autor no ensino de Desenho Geométrico para alunos dos anos finais do ensino fundamental regular, apresentar a uma ferramenta tanto para professores quanto para alunos, que possa auxiliar o ensino e a aprendizagem do Desenho Geométrico. O objetivo principal deste trabalho é a apresentação de um recurso computacional, o GeoGebra, um software gráfico de uso livre e gratuito, como ferramenta de ajuda e apoio no ensino da disciplina de Desenho Geométrico ou mesmo na disciplina de Geometria e a proposta de introdução nas escolas publicas deste recurso. Na elaboração deste trabalho, foram realizadas pesquisas e consultas em obras e artigos, escritas por grandes autores. Este trabalho também apresenta como sugestão para professores, algumas atividades que podem ser usadas no dia-a-dia, em aulas práticas que visam ampliar o conhecimento dos alunos e buscar despertar nos mesmos, um maior interesse pelo assunto.
Abstract: This study aims, in addition to reporting experiences and difficulties experienced by the author in teaching students Geometric Design for the final years of regular elementary school, present a tool for both teachers and students, who may assist the teaching and learning of Geometrical drawing. The main objective of this work is to present a computational resource, GeoGebra, a graphical software for free use, as help and support tool in teaching the subject of Geometric Design or in the discipline of geometry and the proposed introduction in public schools of this feature. In preparing this report, consultations and research in books and articles, written by great authors were performed. This work also presents a suggestion for teachers, some activities that can be used in day-to-day, practical lessons that aim to broaden students’ knowledge and seek to awaken in them a greater interest in the subject.
Palavras-chave: Desenho Geométrico
GeoGebra
Geometric Design
GeoGebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/790
Data do documento: 16-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.