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Tipo: Dissertação
Título: A oralidade em sala de aula: o trabalho prescrito e o realizado com o gênero entrevista
Autor(es): Carvalho, Thalita de Almeida Bessa
Primeiro Orientador: Magalhães, Tânia Guedes
Membro da banca: Sampaio, Thaís Fernandes
Membro da banca: Cristóvão, Vera Lúcia Lopes
Resumo: As diferentes pesquisas no âmbito de ensino de língua, demonstram que ocorreram avanços no que diz respeito à oralidade, mas ainda assim, a modalidade oral ocupa um lugar menos valorizado na escola quando comparada à escrita. (DOLZ E SCHNEUWLY,2004; MARCUSCHI, 1997, 2001; LEAL E GOIS, 2012). Dessa forma, julgamos pertinente a realização de trabalhos que envolvam essa modalidade, como uma maneira de contribuir com os estudos no campo e na prática dos professores. Pautados no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; MACHADO, 2009; LOUSADA, 2013; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011) cujos fundamentos consideram os gêneros textuais instrumentos para o desenvolvimento das capacidades de linguagem, buscamos analisar, a partir do gênero textual entrevista, a) como a proposta curricular da rede Municipal de Juiz de fora prescreve o ensino do gênero; b) de que maneira uma professora da rede planifica seu trabalho com o gênero e c) como ela realiza esse trabalho. Como procedimento de análise adotamos as sinopses, que nos permitiram uma análise detalhada dos dados, a partir das categorias: gênero como objeto e/ou instrumento. Realizada na Escola Municipal Quilombo dos Palmares, na cidade de Juiz de Fora, o objetivo da pesquisa aqui apresentada é entender como se configura o trabalho docente no uso de estratégias para a abordagem da oralidade, mais especificamente do gênero entrevista, enquadrado em um projeto de elaboração de uma revista na escola. Além disso, ao observar as ações docentes, é possível compreender esse ofício como trabalho, não somente como vocação. Nossas pesquisas demonstraram então que a) o documento possui uma concepção de linguagem pautada na interação entre os sujeitos e os gêneros textuais são concebidos como ação. Além disso, adota uma concepção de oral autônomo propondo o trabalho com a oralidade como objeto de ensino. b) no que diz respeito ao planejamento, constatamos que o mesmo é feito de maneira muito reduzida, e não nos permite enxergar a riqueza do trabalho efetivamente realizado pela docente e c) Ao observar o trabalho realizado pela professora, constatamos que a professora realiza o trabalho prescrito com o gênero levando em consideração o estudo do mesmo (gênero como objeto), abordando diversas questões que envolvem o trabalho com a oralidade e seu uso (gênero como instrumento).
Abstract: The variety of research papers in the framework of language teaching have shown that progress was made regarding the study of the oral modality, but nevertheless it only has a very modest place in school when compared to the written modality (DOLZ E SCHNEUWLY,2004; MARCUSCHI, 1997, 2001; LEAL E GOIS, 2012). Therefore, we consider it relevant to conduct research involving that modality, in order to contribute to the studies at this field as well as to teacher practices. Based on the theoretical assumptions of socio-discursive interactionism (BRONCKART, 1999; 2006; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; MACHADO, 2009; LOUSADA, 2013; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011), whose foundations regard textual genres as instruments for the development of language skills, we seek to analyse, using the textual genre “interview”, a) how the Curriculum Proposal from the Juiz de Fora educational system prescribes the teaching of such genre; b) in what way a specific teacher from that system plans her work on such genre in the classroom; and c) how she carries out her work. As analysis procedure, we adopted the synopsis, which have allowed us to undertake a thorough review of data, using these categories: genre as an instrument and/or genre as object of study. Held at Quilombo dos Palmares Municipal School, in the city of Juiz de Fora, this research aims to understand the configuration of the teaching work concerning the use of strategies for approaching orality, more specifically of the textual genre “interview”, as part of a school magazine drafting project. Furthermore, as we observe teaching actions, it is possible to comprehend such occupation not only as a vocation, but mainly as a job. Our studies have shown, thereby, that a) the document contains a conception of language grounded on the interaction between subjects, and genres are conceived as actions. Moreover, it adopts a conception of independent oral, by suggesting to turn orality teaching into a study object; b) with respect to the planning, we can see that it’s done in a reductive way, so that we’re not able to perceive the richness of the work effectively carried out by the teacher; and c) from watching it, we note that she does the prescripted work with the genre taking into account its study (the genre as an object of study) and addressing several issues which involve orality teaching and its use (the genre as an instrument).
Palavras-chave: Trabalho docente
Oralidade
Entrevista
Teaching work
Oral modality
Interview
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7897
Data do documento: 20-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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