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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A gestão do conhecimento no setor público: um estudo de caso da uma unidade administrativa de uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Ponciano, Daniel
Primeiro Orientador: Silva, Rodrigo Oliveira da
Membro da banca: Silveira, Rebecca Impelizieri Moura da
Membro da banca: Neves, Lívia Almada
Membro da banca: Costa, Heloisa Baia da
Resumo: As transformações ocorridas ao longo dos séculos advêm, dentre outros motivos, da busca da humanidade pelo conhecimento. Esse tema vem se tornando cada vez mais importante na sociedade, devido às rápidas mudanças do mundo contemporâneo. Essas mudanças estão presentes como, por exemplo, no campo pessoal e profissional. Neste último, estão inseridas as organizações públicas e privadas. Essas transformações exigem que as organizações se adéquem às exigências que ocorrem, porque as pessoas têm mais conhecimento sobre seus direitos, o que obriga as organizações a atenderem seus stakeholders com mais eficiência e qualidade. Um dos problemas que ocorrem em instituições públicas é perda do conhecimento, pois este ainda está armazenado somente na mente de seus colaboradores. Para que isto não ocorra, é necessário que as organizações tenham uma Gestão do Conhecimento para captar e disseminar o conhecimento para aqueles usuários que necessitam dele. É necessário que a Gestão do Conhecimento seja adequada às rotinas organizacionais, que carece da interação entre os colaboradores. A interação humana é fundamental para que ocorra a transferência do conhecimento, bem como à sua formalização. Neste contexto, a Gestão do Conhecimento pode ser aliada muito útil para que uma organização possa atingir seus objetivos, ao se reduzir custos, diminuir retrabalhos e buscar um nível de excelência em seus processos. Esse contexto pode ser aplicado tanto as organizações privadas quanto às públicas, sendo a segunda o foco deste trabalho, especificadamente uma unidade administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior, no qual foi analisado como ocorre o processo de Gestão do Conhecimento. Esta análise foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com uma abordagem qualitativa, com alguns servidores que atuam na referida unidade. Os resultados dessa pesquisa advêm das respostas dos entrevistados, análise de documentos e revisão de literatura. Pôde-se identificar no estudo ao serem realizadas análises comparativas entre as respostas dos servidores e com olhar do autor deste trabalho que há pouca prática de gestão e disseminação do conhecimento na unidade administrativa pesquisada. Indicando uma similaridade e uma fragilidade dos modos de conversão do conhecimento, principalmente o da socialização e externalização. Isto está intrinsecamente ligado a uma ausência de formalização do conhecimento. Devido, principalmente, a uma falta de incentivo ao registro do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Abstract: -
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Rotinas de trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7771
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



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