Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7771
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielponciano.pdf862.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207935Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Rebecca Impelizieri Moura da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244126Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Lívia Almada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455066D4pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Heloisa Baia da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4335105J7pt_BR
dc.creatorPonciano, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-15T20:27:18Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2018-10-15T20:27:18Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7771-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs transformações ocorridas ao longo dos séculos advêm, dentre outros motivos, da busca da humanidade pelo conhecimento. Esse tema vem se tornando cada vez mais importante na sociedade, devido às rápidas mudanças do mundo contemporâneo. Essas mudanças estão presentes como, por exemplo, no campo pessoal e profissional. Neste último, estão inseridas as organizações públicas e privadas. Essas transformações exigem que as organizações se adéquem às exigências que ocorrem, porque as pessoas têm mais conhecimento sobre seus direitos, o que obriga as organizações a atenderem seus stakeholders com mais eficiência e qualidade. Um dos problemas que ocorrem em instituições públicas é perda do conhecimento, pois este ainda está armazenado somente na mente de seus colaboradores. Para que isto não ocorra, é necessário que as organizações tenham uma Gestão do Conhecimento para captar e disseminar o conhecimento para aqueles usuários que necessitam dele. É necessário que a Gestão do Conhecimento seja adequada às rotinas organizacionais, que carece da interação entre os colaboradores. A interação humana é fundamental para que ocorra a transferência do conhecimento, bem como à sua formalização. Neste contexto, a Gestão do Conhecimento pode ser aliada muito útil para que uma organização possa atingir seus objetivos, ao se reduzir custos, diminuir retrabalhos e buscar um nível de excelência em seus processos. Esse contexto pode ser aplicado tanto as organizações privadas quanto às públicas, sendo a segunda o foco deste trabalho, especificadamente uma unidade administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior, no qual foi analisado como ocorre o processo de Gestão do Conhecimento. Esta análise foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com uma abordagem qualitativa, com alguns servidores que atuam na referida unidade. Os resultados dessa pesquisa advêm das respostas dos entrevistados, análise de documentos e revisão de literatura. Pôde-se identificar no estudo ao serem realizadas análises comparativas entre as respostas dos servidores e com olhar do autor deste trabalho que há pouca prática de gestão e disseminação do conhecimento na unidade administrativa pesquisada. Indicando uma similaridade e uma fragilidade dos modos de conversão do conhecimento, principalmente o da socialização e externalização. Isto está intrinsecamente ligado a uma ausência de formalização do conhecimento. Devido, principalmente, a uma falta de incentivo ao registro do conhecimento tácito em conhecimento explícito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectRotinas de trabalhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA gestão do conhecimento no setor público: um estudo de caso da uma unidade administrativa de uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.