Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7770
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinearaujorampinelliknopp.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicabilidade do planejamento estratégico em empresas juniores: o caso da Campe
Autor(es): Knopp, Caroline Araujo Rampinelli
Primeiro Orientador: Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi
Membro da banca: Machado, Márcia Cristina da Silva
Membro da banca: Soares, Fabrício Pereira
Resumo: O presente trabalho aborda o tema planejamento estratégico, sua aplicabilidade e suas limitações. O estudo busca atender ao seguinte objetivo geral: analisar o processo de formação e formulação de estratégias na empresa júnior foco do estudo, a Campe, e melhorar a prática de administração estratégica nessa organização. Como objetivos específicos tem-se a compreensão das ferramentas de planejamento estratégico utilizadas pelas empresas juniores e suas principais dificuldades na gestão estratégica; a compreensão da influência do planejamento estratégico sobre os resultados da Campe; o entendimento do processo de formulação da estratégia da empresa historicamente; a compreensão dos atuais problemas enfrentados na administração estratégica dessa organização; e, finalmente, a proposição de um novo planejamento estratégico para a empresa. Para isso, além de um estudo bibliográfico – sobre estratégia, administração estratégica, planejamento estratégico e ferramentas do planejamento estratégico – e documental – com base em documentos internos da Brasil Júnior e da empresa júnior em estudo, também foram feitas pesquisas de dados primários com diretores de empresas juniores filiadas à Brasil Júnior e membros da Campe. Foram levantadas hipóteses sobre aplicações e limitações do uso de ferramentas de planejamento estratégico em empresas juniores a partir da aplicação de pesquisa exploratória com questionário aplicado com um grupo de empresas federadas à Brasil Júnior e internamente um outro questionário com os membros da empresa júnior do estudo, a partir daí, elaborado um novo planejamento estratégico. A pesquisa realizada foi de base qualitativa, podendo ser classificada como pesquisa ação prática. A análise das informações levantadas sugere que o maior problema da empresa não está nas ferramentas atuais de planejamento estratégico, mas no entendimento da metodologia e na sua aplicação prática, além da implementação do plano pela empresa de estudo.
Abstract: -
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Empresa júnior
Gestão estratégica
Pesquisa-ação prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7770
Data do documento: 13-Jul-2018
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.