Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7770
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinearaujorampinelliknopp.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769283E5pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Fabrício Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131157H0pt_BR
dc.creatorKnopp, Caroline Araujo Rampinelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-15T20:26:32Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2018-10-15T20:26:32Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7770-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema planejamento estratégico, sua aplicabilidade e suas limitações. O estudo busca atender ao seguinte objetivo geral: analisar o processo de formação e formulação de estratégias na empresa júnior foco do estudo, a Campe, e melhorar a prática de administração estratégica nessa organização. Como objetivos específicos tem-se a compreensão das ferramentas de planejamento estratégico utilizadas pelas empresas juniores e suas principais dificuldades na gestão estratégica; a compreensão da influência do planejamento estratégico sobre os resultados da Campe; o entendimento do processo de formulação da estratégia da empresa historicamente; a compreensão dos atuais problemas enfrentados na administração estratégica dessa organização; e, finalmente, a proposição de um novo planejamento estratégico para a empresa. Para isso, além de um estudo bibliográfico – sobre estratégia, administração estratégica, planejamento estratégico e ferramentas do planejamento estratégico – e documental – com base em documentos internos da Brasil Júnior e da empresa júnior em estudo, também foram feitas pesquisas de dados primários com diretores de empresas juniores filiadas à Brasil Júnior e membros da Campe. Foram levantadas hipóteses sobre aplicações e limitações do uso de ferramentas de planejamento estratégico em empresas juniores a partir da aplicação de pesquisa exploratória com questionário aplicado com um grupo de empresas federadas à Brasil Júnior e internamente um outro questionário com os membros da empresa júnior do estudo, a partir daí, elaborado um novo planejamento estratégico. A pesquisa realizada foi de base qualitativa, podendo ser classificada como pesquisa ação prática. A análise das informações levantadas sugere que o maior problema da empresa não está nas ferramentas atuais de planejamento estratégico, mas no entendimento da metodologia e na sua aplicação prática, além da implementação do plano pela empresa de estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectPesquisa-ação práticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAplicabilidade do planejamento estratégico em empresas juniores: o caso da Campept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.