https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7763
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
renanquinanovaes.pdf | 809.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A formação de estratégia em duas pequenas empresas: os casos da Polimak e da Locmaq |
Author: | Novaes, Renan Quina |
First Advisor: | Machado, Márcia Cristina da Silva |
Referee Member: | Soares, Fabrício Pereira |
Referee Member: | Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de formação de estratégias nas pequenas empresas. Duas pequenas empresas sediadas em Comendador Levy Gasparian, interior do Rio de Janeiro, serviram como base e fonte de dados para esse estudo, são elas a Polimak e a Locmaq. Ambas praticam o mesmo modelo de serviço, transporte de cargas pesadas. O estudo busca apresentar uma breve história das empresas, contadas pelos próprios gestores, trazendo informações relevantes sobre como aproveitaram as oportunidades e superaram as adversidades. Posteriormente foi realizada uma análise em conjunto, com o intuito de observar as maiores semelhanças e diferenças existentes entre elas, com base nas estratégias utilizadas pelos gestores principais. Através da análise feita em cima dos dados e informações adquiridas, ficou evidente que ambos os empresários utilizam na maioria das vezes estratégias emergentes, normalmente sem planejamento, baseadas em experiências adquiridas com o passar do tempo. |
Abstract: | - |
Keywords: | Gestão Estratégia Pequenas Empresas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7763 |
Issue Date: | 13-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Administração - Campus JF - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.