Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7763
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renanquinanovaes.pdf809.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação de estratégia em duas pequenas empresas: os casos da Polimak e da Locmaq
Author: Novaes, Renan Quina
First Advisor: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Soares, Fabrício Pereira
Referee Member: Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de formação de estratégias nas pequenas empresas. Duas pequenas empresas sediadas em Comendador Levy Gasparian, interior do Rio de Janeiro, serviram como base e fonte de dados para esse estudo, são elas a Polimak e a Locmaq. Ambas praticam o mesmo modelo de serviço, transporte de cargas pesadas. O estudo busca apresentar uma breve história das empresas, contadas pelos próprios gestores, trazendo informações relevantes sobre como aproveitaram as oportunidades e superaram as adversidades. Posteriormente foi realizada uma análise em conjunto, com o intuito de observar as maiores semelhanças e diferenças existentes entre elas, com base nas estratégias utilizadas pelos gestores principais. Através da análise feita em cima dos dados e informações adquiridas, ficou evidente que ambos os empresários utilizam na maioria das vezes estratégias emergentes, normalmente sem planejamento, baseadas em experiências adquiridas com o passar do tempo.
Abstract: -
Keywords: Gestão
Estratégia
Pequenas Empresas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7763
Issue Date: 13-Jul-2018
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.