Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/770
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
victoremanuelpintoguedes.pdf988.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Uma abordagem para o ensino de teoria dos grafos no ensino médio
Autor(es): Guedes, Victor Emanuel Pinto
Orientador: Vasconcelos, Sérgio Guiherme de Assis
Miembros Examinadores: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Ferreira, Francinildo Nobre
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem para a Teoria dos Grafos a ser aplicada no Ensino Médio. O objetivo é que, a partir dessa teoria, o aluno desenvolva a capacidade de elaborar métodos de resolução de problemas e de observar que problemas de Matemática Discreta não concernem somente problemas de contagem, como são usualmente abordados no Ensino Médio. Nesse trabalho, introduziremos conceitos da Teoria dos Grafos, grafos Eulerianos e Semieulerianos, buscando expor para um professor, uma abordagem possível da teoria, através dos conceitos, exemplos e problemas que devem ser exibidos para os alunos. Acreditamos que tal teoria deva ser apresentada no Ensino Médio devido a seu caráter investigativo, e por exigir do aluno uma capacidade interpretativa para buscar técnicas de resolução do problema.
Resumen : This work presents an approach to Graph Theory to be applied in High School. The goal is that, from this theory, the student develops the ability to elaborate methods of solving problem and observe that discrete mathematics problems do not concern only counting problems, as they are usually approached in High School. In this paper, we introduce concepts of graph theory, Eulerian and Semieulerianos graphs, seeking to expose to a teacher, a possible approach to this theory, through the concepts, examples and problems that should be displayed to the students. We believe such a theory should be presented in High School due to its investigative character, and it requires the student an interpretative ability to pursue techniques to solve problems.
Palabras clave : Teoria dos Grafos
Resolução de Problemas
Graph Theory
Problem Solving
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/770
Fecha de publicación : 9-ago-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.