Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/770
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
victoremanuelpintoguedes.pdf988.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guiherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4pt_BR
dc.creatorGuedes, Victor Emanuel Pinto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4335616D1pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:07:06Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-02-26T13:07:06Z-
dc.date.issued2014-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/770-
dc.description.abstractThis work presents an approach to Graph Theory to be applied in High School. The goal is that, from this theory, the student develops the ability to elaborate methods of solving problem and observe that discrete mathematics problems do not concern only counting problems, as they are usually approached in High School. In this paper, we introduce concepts of graph theory, Eulerian and Semieulerianos graphs, seeking to expose to a teacher, a possible approach to this theory, through the concepts, examples and problems that should be displayed to the students. We believe such a theory should be presented in High School due to its investigative character, and it requires the student an interpretative ability to pursue techniques to solve problems.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem para a Teoria dos Grafos a ser aplicada no Ensino Médio. O objetivo é que, a partir dessa teoria, o aluno desenvolva a capacidade de elaborar métodos de resolução de problemas e de observar que problemas de Matemática Discreta não concernem somente problemas de contagem, como são usualmente abordados no Ensino Médio. Nesse trabalho, introduziremos conceitos da Teoria dos Grafos, grafos Eulerianos e Semieulerianos, buscando expor para um professor, uma abordagem possível da teoria, através dos conceitos, exemplos e problemas que devem ser exibidos para os alunos. Acreditamos que tal teoria deva ser apresentada no Ensino Médio devido a seu caráter investigativo, e por exigir do aluno uma capacidade interpretativa para buscar técnicas de resolução do problema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria dos Grafospt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectGraph Theorypt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem para o ensino de teoria dos grafos no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.