Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7693
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s).pdf357.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções
Otros títulos : Practical activities and the teaching and learning of science(s): myths, trends and distortions
Autor(es): Bassoli, Fernanda
Resumo: Quando se fala em deficiências na educação científica, logo se remete à ausência de aulas experimentais na Educação Básica, de modo que as atividades práticas investigativas são vistas, na atualidade, como sinônimo de inovação no ensino. Nesse artigo, de cunho teórico, dialoga-se com os referenciais teóricos da educação em ciência, e discutem-se as tendências, mitos e concepções sobre a natureza da ciência presentes nas diversas modalidades de atividades práticas, assim como os tipos de interatividade que tais atividades propiciam. Nesse sentido, a autora parte de suas vivências como professora e pesquisadora da Educação Básica e como formadora de professores de ciências naturais.
Resumen : When it comes examining the deficiencies in science education, one soon focuses to the absence of experimental classes, so that inquiry activities are seen today as a synonym for innovation in education. In this theoretically oriented article, I dialogue with the theoretical references of science education , and discuss trends, myths and conceptions, present in the various forms of practical activities, and of the nature of science, as well as the types of interactivity that these activities provide. In this article I start from my experiences as a teacher and researcher of basic education and as a trainer of teachers of natural sciences.
Palabras clave : Ensino de ciências
Atividades práticas investigativas
Natureza da ciência
Science education
Inquiry activities
Nature of science
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300005
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7693
Fecha de publicación : jul-2014
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.