Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7680
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Traçando mapas.pdf237.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades
Autor(es): Lopes, Jader Janer Moreira
Mello, Marisol Barenco de
Bezerra, Amélia Cristina Alves
Resumo: Este texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal as estratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com o meio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégias de natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie) como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa com base em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postulados etnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia de Harold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.
Abstract: This text seeks to reflect about the systematized research in the field of childhood, having as main focus the research strategies “with children”. The main focus are the relationships that children establishes with the environment, specificly their spatialities. Starting from the contributions of researches that provide strategies of qualitative nature and based on the contributions of the cultural historical theory, we elect the concept of vivência (perejivanie) as main point around which our works are developed. To do this, start tracing the origin of researches based on positivist paradigms and suggest some paths trying to break away from this perspectives: the ethnographic postulates of Malinovsky and Good; the symbolic interactionism, whose precursor is George Herbert Mead; the Ethnomethodology of Harold Garfinkel; the contributions of Marx and the principles laid down by Vygotsky and his collaborators
Palavras-chave: Crianças
Vivências
Espacialidades
Children
Experiences
Spatiality
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1341
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7680
Data do documento: Jan-2015
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.