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dc.creatorLopes, Jader Janer Moreira-
dc.creatorMello, Marisol Barenco de-
dc.creatorBezerra, Amélia Cristina Alves-
dc.date.accessioned2018-10-05T17:13:15Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-10-05T17:13:15Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage28pt_BR
dc.citation.epage32pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1341pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7680-
dc.description.abstractThis text seeks to reflect about the systematized research in the field of childhood, having as main focus the research strategies “with children”. The main focus are the relationships that children establishes with the environment, specificly their spatialities. Starting from the contributions of researches that provide strategies of qualitative nature and based on the contributions of the cultural historical theory, we elect the concept of vivência (perejivanie) as main point around which our works are developed. To do this, start tracing the origin of researches based on positivist paradigms and suggest some paths trying to break away from this perspectives: the ethnographic postulates of Malinovsky and Good; the symbolic interactionism, whose precursor is George Herbert Mead; the Ethnomethodology of Harold Garfinkel; the contributions of Marx and the principles laid down by Vygotsky and his collaboratorspt_BR
dc.description.resumoEste texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal as estratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com o meio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégias de natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie) como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa com base em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postulados etnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia de Harold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofFractal: Revista de Psicologia versão On-line ISSN 1984-0292pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectEspacialidadespt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectSpatialitypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleTraçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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