Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/763
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
moniqueferreiracampos.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Da missão nobre ao desprestígio: representações da identidade docente nas páginas da Tribuna de Minas
Autor(es): Campos, Monique Ferreira
Primeiro Orientador: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Oliveira, Luiz Ademir de
Membro da banca: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Resumo: A proposta da dissertação é analisar como o noticiário do jornal juiz-forano Tribuna de Minas representa a identidade dos professores, de forma a compreender os aspectos do enquadramento jornalístico, bem como, os papéis sociais atribuídos aos docentes por meio da veiculação de acontecimentos e debates educacionais. Partindo de pressupostos teóricos sobre a construção da identidade e os processos de socialização na contemporaneidade, com papel decisivo dos meios de comunicação e da atividade jornalística, realizamos uma análise de conteúdo como proposta metodológica para verificarmos as tendências da construção noticiosa e da representação dos professores. A pesquisa também objetiva correlacionar os resultados da análise de conteúdo às percepções dos professores sobre a docência na cobertura da imprensa, por meio da realização de um grupo focal.
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze how the news of the newspaper Tribuna de Minas, from Juiz de Fora, represents the teachers‟ identity, in order to understand the aspects of the Framing and the social roles assigned to teachers through the transmition of events and educational discussions. From theoretical assumptions about the construction of identity and the processes of socialization in contemporary times, with a decisive role of the media and of the journalistic activity, that we conducted a content analysis as a methodological approach in order to verify the trends of news construction and of teachers‟ representation. This research has also aimed to correlate the results of the content analysis to teachers‟ perceptions about teaching in press coverage, through the execution of a focus group.
Palavras-chave: Jornalismo
Identidades
Professores
Journalism
Identities
Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/763
Data do documento: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.